"Muffins" de café e banana (vegan; sem açucar)



Eu adoro café, adoro o cheiro do café e no entanto não bebo, com muita pena minha. A verdade é que que fico literalmente insuportável quando bebo café, com excesso de energia. Os meus filhos quando me vêm pedir um café quase entram em histeria a  dizer "Mamã não bebas, por favor!". Quando estou "acelerada" de café é mesmo difícil estar ao pé de mim... Como também não me sinto bem, opto por beber descafeinado para "matar o vicio".
Claro que há muitos dias em que sinto falta. Cada vez são mais as noites mal dormidas, bem pior de quando os meus filhos eram pequenos, muitas vezes estou a trabalhar aqui até tarde e manhã é difícil entrar no ritmo, no entanto, prefiro começar o dia "mais lenta" do que andar a aborrecer os outros.


Vão precisar de:
(rende cerca de 10 muffins; a capacidade da caneca que usei é de 240ml)
  • 2 bananas médias maduras (cerca de 350g)
  • 1/2 caneca de café forte (podem usar descafeinado -eu usei ou a mesma quantidade de leite com café instantâneo)
  • 1/2 caneca de amido de milho (maizena ou farinha de tapioca)
  • 2 canecas de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de azeite (ou óleo de coco)
  • 2 colheres de sopa de puré de tâmaras ou geleia de agave ou mel para versão não vegan (apenas necessário se as bananas não forem bem doces)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 mão cheia de pepitas de chocolate ou nozes picadas ou amêndoas picadas ou passas
Dica: Também podem acrescentar um pouco de coco ralado

Confeção:
Aqueci o forno a 180ºC.
Parti as bananas para uma tigela e triturei com a varinha mágica (podem fazer com um garfo). Juntei o café e misturei bem. Acrescentei a maizena, a farinha de aveia e envolvi bem (não é para bater, a massa de muffins não deve ser batida, apenas misturar os ingredientes).
 
Adicionei o azeite, o puré de tâmaras e envolvi bem. Voltei a envolver depois de juntar o bicarbonato, o sal e as pepitas. (Provem a vossa massa para ver se está suficientemente doce, vai depender muito das bananas)
Dividi a massa pelas formas, decorei com mais algumas pepitas e levei ao forno cerca de 30 minutos (espetem com o palito pra ver se está pronto).

Deliciosos...

0 Comentários