Mousse de chocolate (vegan, feita com grão de bico)




Se há sobremesa que não me caso de experimentar novas receitas é a mousse de chocolate! Acho que não há ninguém que não goste desta iguaria, mas fica já aqui dito que a minha preferida ainda não tenho aqui publicada. É a mousse de chocolate feita com sumo de laranja! Eu adoro essa combinação, já há algum tempo que não faço, mas farei brevemente para vos mostrar. Tem um pequeno inconveniente: não rende muito e torna-se calórica por isso. Irei tentar misturar claras em castelo para tentar minimizar este inconveniente.
Esta surgiu no sábado passado, á noite, já bem tarde. Estava já a descansar no sofá, a ver as minhas redes sociais, sem televisão ligada pois os meus filhos ainda estudavam na mesa junto a mim, e eis que li num comentário a uma publicação duma página vegan que sigo, alguém que dizia que fazia húmus doce e adorava. Fiquei surpreendida, embora não muito, pois a pessoa dizia que não tinha sido habituada a comer doces em pequena e que agora os fazia baseados em legumes e frutas doces trituradas ou assadas.
Este comentário inspirou-me! Fui para a cozinha aquela hora e resolvi experimentar uma mousse de chocolate com húmus de grão de bico.
Fiquei indecisa em fazer com tablete de chocolate ou cacau. Assim que tinha o puré de gão pronto, optei por dividir ao meio e fazer metade de cada forma. Tive o problema de não ter o frasco do grão no frigorifico, porque a aquafaba (água de cozer grão), que usei para fazer o efeito de claras em castelo, firma a espuma mas deslaça com facilidade quando não está bem fria.
Não vos vou dizer que é a melhor mousse que já fiz ou comi, mas é com certeza uma das mais saudáveis.
Com todas os bons nutrientes que o grão nos dá e muito poucos e bons ingredientes a somar, fiz uma mousse proteica e energética, excelente para quando o nosso jantar é tardio e só sopa.
Para lhe dar um ar de graça, e também para os meus filhos não rejeitarem logo á partida, investi nos "toppings". As bolinhas de coco são uma tentação que fica bem em qualquer sobremesa, esta não seria exceção, e depois é usar a imaginação e aquilo que temos em casa.

Para a mousse feita com tablete de chocolate:
(rende 4)
  • 1 frasco de grão de bico que deve estar no frigórico á pelo menos 4 horas
  • sumo de 2 laranjas grandes ou 3 pequenas (200ml) (podem fazer com café ou leite)
  • 200g de chocolate de tablete (usei 70% cacau)
  • 2 colheres de sopa de puré de tâmaras ou geleia de agave ou mel para não vegan
Confeção:
Escorri a água do grão (aquafaba) para uma tigela e coloquei o grão num copo alto. Espremi o sumo ás laranjas e juntei ao grão. Triturei com a varinha mágica até estar num puré bem macio.
Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando já estava bem cremoso, acrescentei o puré de grão. Envolvi bem.

 
Bati a aquafaba em castelo firme, acrescentando uma colher de açúcar quando estava a terminar de bater para que não deslace (este é um procedimento em que não é possível substituir o açúcar por outro ingrediente). Envolvi no creme de grão e chocolate e dividi por chávenas de 200ml.
Nota: Provem a vossa mousse no fim para verem se está suficientemente doce. Caso não esteja ao vosso gosto, acrescentem puré de tâmara ou geleia de agave ou mel para não vegan.



Para a mousse de chocolate feita com cacau:
(rende 4)
  • 1 frasco de grão de bico que deve estar no frigórico á pelo menos 4 horas
  • sumo de 2 laranjas grandes ou 3 pequenas (200ml) (podem fazer com café ou leite)
  • 1/2 caneca de cacau em pó
  • 1/2 caneca (cerca de 6 colheres de sopa) de puré de tâmaras (receita aqui) ou geleia de agave ou mel para não vegan
Escorri a água do grão (aquafaba) para uma tigela e coloquei o grão num copo alto. Espremi o sumo ás laranjas e juntei ao grão. Triturei com a varinha mágica até estar num puré bem macio.
Passei para uma tigela e misturei o cacau e o puré de tâmaras.
Bati a aquafaba em castelo firme, acrescentando uma colher de açúcar quando estava a terminar de bater para que não deslace (este é um procedimento em que não é possível substituir o açúcar por outro ingrediente). Envolvi no creme de grão e cacau e dividi por chávenas de 200ml.
 

Para as bolinhas de coco da decoração:
  • 1 colher de sopa de leite de coco sólido
  • 1 colher de café de geleia de agave ou mel
  • coco ralado q.b.
Misturei o leite de coco com o mel e acrescentei coco ralado até formar uma pasta densa. Fiz as bolinhas e reservar no frio.


Restante decoração:
  • Grãos de romã, noz picada e coco ralado.









0 Comentários