Mousse de castanhas




Não é a 1ª vez que faço mousse de castanhas, mas nunca tinha feito uma tão fácil e tão boa.
É uma receita minimalista, diria mesmo extraordinariamente minimalista, atendendo a que a fiz com duas camadas.
Quando comecei ainda não tinha a certeza do que ia sair, embora a intenção fosse seguir outras que já tinha feito: um creme de castanha combinado com chocolate. Para mim uma combinação quase perfeita. Depois de fazer o creme base, gostei tanto do resultado, que achei que teria de o ter assim, sozinho, sem mais qualquer adição. Estava um creme incrível.

Resolvi então só "trabalhar" numa parte restante do creme. Pensei em adicionar leite de coco e cacau em pó. Ficaria bom com certeza, Experimentei só um bocadinho de cacau numa colher de sopa de creme de castanha e logo consegui o sabor que procurava. Ainda assim, não era bem aquilo que queria, faltava algo na textura.

Não foi preciso pensar muito, até porque como já disse já tinha feito mousse de castanha com chocolate, acabei por não sair muito do que já tinha experimentado, por ser fácil, por ficar lindamente e por as texturas ficarem perfeitas.
Para 8 taças vão precisar de:
  • 500g de castanhas cozida (não tenho a certeza do peso certo porque cozi a mais, mas creio que 700g de castanhas cruas será suficiente)
  • 200g de tâmaras (descaroçadas)
  • 100g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 150 ml de leite (podem usar um qualquer leite, vegetal ou não)
Decorei com raspas de chocolate e amêndoa picada

Confeção:
Pus uma panela ao lume com água e sal.
Fiz um golpe em cruz nas castanhas. Quando a água estava a ferver, escaldei as castanhas por 15 minutos. Retirei-as da água e deixei que arrefecessem um pouco, reservando a água.
Retirei o caroço ás tâmaras e pus a hidratar em 100ml da água da cozedura de castanhas.
Enquanto as tâmaras amoleceram, descasquei as castanhas ainda quentes, voltei a colocar na água e deixei terminarem de cozer por mais 15 minutos.
Triturei as tâmaras com a varinha mágica até ter um puré macio.


Adicionei ao copo as castanhas escorridas e triturei. Fui fazendo isto aos poucos para que fique macio e fui juntando água da cozedura das castanhas, até um total de 300ml de água. Deve ficar um creme macio, com textura de mousse, pelo que tenham atenção á quantidade de água. As castanhas não são todas iguais e as minhas podem ter precisado de mais ou de menos água que as vossas para fazer o creme. É uma questão de irem adicionando aos poucos, água e castanhas.
Passei este creme para uma tigela. Se quiserem podem adicionar canela ou uma pitadinha de gengibre em pó. Eu não adicionei nada. Coloquei 2 colheres de sopa rasas deste creme em 8 taças e alisei.

 Pus o chocolate a derreter em banho maria (podem fazer no microondas, por 2 minutos, parando a cada 20 segundos). Verti o chocolate derretido sobre o creme de castanha restante. Envolvi bem.
Adicionei o leite, aos poucos, mexendo sempre.







Dividi o creme pelas taças (dá cerca de 2 e meia colheres de sopa).
Reservei no frigorifico até estar frio e decorei com amêndoa picada e raspas de chocolate.
Prazeres sem culpa!


0 Comentários