Adoro esparguete de curgete e nada tem que ver com a minha interminável dieta! A verdade é que me sabe mesmo bem. O problema é que toda a família partilha do mesmo gosto que eu...Isso não deveria ser um problema, e não é, o que não é é fácil de fazer para todos ao mesmo tempo! Não tenho uma frigideira suficientemente grande para saltear tanta curgete ao mesmo tempo!
A solução é mesmo fazer no forno, embora requeira alguns cuidados de preparação, ou seja, se a pomos assim sozinha no forno com o acompanhamento que queremos por cima, ela vai largar imensa água para a assadeira e depois parece mais curgete cozida que outra coisa.
A ideia aqui é dar a todo o prato um sabor a pizza ao mesmo tempo que se faz um esparguete delicioso e saudável.
A "cobertura" deste gratinado pode ser a que mais gostarem, desde apenas molho de tomate e queijo ralado, a miolo de camarão ou até a tradicional bolonhesa que terão de fazer antes de ir ao forno.
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 4 curgetes
- 2 ovos
- 1 caneca de queijo mozarela ralado + 1 caneca para gratinar
- 1/2 caneca de parmesão ralado (se não tiverem podem substituir por mais um pouco de mozarela ou não colocar nada)
- 3 colheres de sopa de farinha (usei trigo integral)
- 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
- sal e orégãos secos para temperar
- 200g de molho de tomate ou tomate em pedaços
- 150 a 200g de cogumelos brancos frescos laminados
- azeite
Confeção:
Fiz o esparguete de curgete e coloquei numa tigela tempera com uma pitada de sal. Deixei repousar por 20 minutos para que liberte alguma água. Sequei ligeiramente com papel de cozinha.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa outra tigela bati os dois ovos e juntei os queijos, as farinhas e temperei com orégãos. Juntei os fios de curgete a essa massa e envolvi bem.
Untei ligeiramente uma assadeira com azeite. Espalhei a mistura de curgete e o molho de tomate por cima. Distribuí os cogumelos e polvilhei com a restante caneca de queijo mozarela. Decorei com tiras de pimento e levei ao forno cerca de 35 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários