Infelizmente não ficou perfeita. Nada que alguém tenha dado conta, atendendo a que a servi num jantar que ofereci cá em casa, mas uns minutos a mais no forno e as paras largaram algum sumo para o recheio. Não é que fique mal, perdeu foi o aspeto lisinho.
Esta é uma receita adapta duma página que sigo no meu instagram pessoal que tem receitas fantásticas, www.helenamazza.com.br/. Espreitem que ela é ótima.
Vão precisar de:
(ingredientes para uma forma pequena de 20 cm de diâmetro)
Base
- 1 e 1/2 caneca de farinha de aveia
- 8 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 6 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de puré de tâmaras (ver receita.....; são cerca 4 tâmaras trituradas) ou açúcar de coco ou açúcar mascavado
Recheio
- 1/2 lata de leite de coco (apenas a parte sólida; devem manter o leite de coco no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida)
- 4 colheres de sopa de puré de tâmara (ver receita ...; são cerca de 7 tâmaras trituradas) ou açúcar mascado ou de coco
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 canecas de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho generosas (maizena)
- 2 peras (usei pera rocha)
Liguei o forno a 180ªC. Forrei uma forma de 20cm de diâmetro de fundo amovível com papel vegetal.
Misturei todos os ingredientes da base até fazer uma bola. Estendi-a na forma e reservei no congelador enquanto preparei o recheio.
Para o recheio, coloquei todos os ingredientes num tachinho e levei ao lume, mexendo de vez em quando até começar a ferver. Deixei que fervesse mexendo sempre até ter um creme liso e espesso.
Cortei as peras ao meio e retirei a parte do caroço e sementes com a ajuda da colher de servir bolas de meloa (pode ser uma colhe qualquer. Parti em fatias, na base para o topo, deixando a parte mais fina inteira para conseguir colocar as peras direitas na tarte.
Verti o recheio para a base, coloquei as peras em cima com cuidado e levei ao forno por cerca de 30 minutos (vão espreitando no fim de 25 minutos, se virem que as peras estão a quere largar liquido, retirem).
Desformei depois de frio.
Que bem que sabe a chegada do outono...
0 Comentários