Bolo "vulcão" de manteiga de amendoim (petit gateau)



Quem acompanha a página de facebook do blogue sabe que esta foi a sobremesa que fiz para o jantar que comemorou os 16 anos da minha filha Camila. Não foi dia de festa, foi dia de trabalho, assim como hoje, pelo que estivemos apenas 3 ao jantar. A festa será no fim de semana com os amigos, mas não deixei de fazer toda a ementa do dia com tudo o que ela mais gosta.


E foi mesmo essa a razão da escolha desta sobremesa para o nosso jantar. A Camila é uma fã incondicional dum estilo de vida saudável, não só na alimentação, como não dispensa pratica de desporto diariamente. Também é uma fã de chocolate e de manteiga de amendoim. É ela a autora da nossa já famosa entre os amigos mousse de manteiga de amendoim que podem ver carregando aqui.








Esta foi uma experiência que andava para fazer à uns dias, não muito tempo. Foi depois de ir jantar a um centro comercial em Lisboa, ao restaurante "Cento e quatro", e lá ver uma foto deste delicioso bolinho. Fiquei-me pela foto e não experimentei, já tinha abusado, e muito!, das calorias nesse dia. Vim para casa e pesquisei receitas. Não foi fácil encontrar uma receita dentro dos parâmetros que habitualmente cozinho, mas fiz adaptações.

Foto do bolo feito com farinha de amêndoa e manteiga de amendoim sem mel

Hoje, o dia seguinte á primeira experiência, repeti para tentar com outros ingredientes. Acabei por trocar apenas a farinha, visto que na primeira usei farinha de amêndoa que é bastante cara e por isso inacessível a muitas pessoas. Hoje também experimentei juntar um pouco de mel na manteiga de amendoim, porque ontem achei demasiado "salgado". Estava ótimo para quem goste realmente do sabor da manteiga de amendoim pura, mas para o meu gosto pessoal, faltava doce. Também adaptei a receita a 4 bolinhos, visto hoje o meu filho mais velho já estar em casa. Em baixo terão os ingredientes em separado para cada uma das receitas, mas a execução é exatamente igual.

Foto do bolo feito com farinha de aveia e mel na manteiga de amendoim

Há ainda que dizer que este é um bolo pequenino, bem pequenino, mas não pode nem deve ser maior. Não só porque não funciona, ou seja, não iremos alcançar os resultados desejados se for maior, como também é muito calórico. Para estar equilibrado tem mesmo que ser pequeno.
Antes da receita, uma informação sempre útil, as calorias. Contei as calorias, em valores arredondados, para cada bolinho. O bolo feito com farinha de amêndoa e sem mel na manteiga de amendoim tem cerca de 500kcal. O bolo feito com farinha de aveia e mel na manteiga de amendoim tem 340kcal.


Para 3 bolinhos feitos com farinha de amêndoa vão precisar de:
  • 40g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 2 colheres de sopa de adoçante em pó (não experimentei mas acho que podem usar a mesma quantidade de açúcar ou açúcar mascavado ou de coco)
  • 2 ovos
  • 4 e 1/2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de café de manteiga de amendoim á temperatura ambiente por bolo, ou seja, 9 colheres de café de manteiga de amendoim
  • Manteiga ou óleo e cacau para untar os ramequins ou as formas que entenderem usar

Nota: Como disse em cima, fiz uma segunda experiência hoje. Troquei a farinha de amêndoa por farinha de aveia e coloquei mel na manteiga de amendoim, apenas num dos bolos para testar. A quantidade de mel que acrescentei á manteiga foi 1 colher de café rasa. Também adaptei a receita a 4 bolinhos. Em seguida terão os ingredientes para os 4 bolinhos feitos com farinha de aveia, sem haver qualquer alteração na execução da receita.

Para 4 bolinhos feitos com farinha de aveia vão precisar de:
  • 60g de chocolate preto (usei 70%cacau)
  • 3 e 1/2 colheres de sopa de adoçante em pó
  • 3 ovos
  • 6 colheres de sopa de farinha de aveia (não serve triturar flocos)
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de café de manteiga de amendoim à temperatura ambiente por bolinho, ou seja, 12 colheres de café de manteiga de amendoim
  • 1 colher de café rasa de mel por cada bolinho para juntar á manteiga de amendoim se não gostarem do sabor da manteiga pura (é opcional e fiz apenas no meu bolo)
  • Manteiga ou óleo e cacau para untar os ramequins ou as formas que entenderem usar
Para o creme que acompanhou (opcional; ficará muito bem com gelado de banana que podem ver carregando aqui)
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego natural ligeiro ou queijo quark (a primeira receita foi com iogurte e a segunda com queijo quark)
  • 1 colher de chá de manteiga de amendoim
  • 1 colher de chá de mel ou adoçante em pó 
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei os ramequins com manteiga e polvilhei com cacau. Este é um passo muito importante para o sucesso dos bolos. Eles são frágeis e têm de desformar com facilidade. Uso o cacau para evitar manchas de farinha.
 Parti o chocolate para uma tigela e pus a derreter no microondas por 1 minuto, parando a cada 20 segundos, de forma a evitar que ferva e estrague o chocolate.
Mexi para que fique bem cremoso, acrescentei o adoçante, mexi, juntei os ovos e bati bem com a vara de arames manual.



Adicionei a farinha e o sal e voltei a bater bem com o batedor de arames manual.
Verti 2 colheres de sopa deste preparado em cada ramequim e reservei o restante.
Em cada um coloquei 3 colheres de café de manteiga de amendoim, com cuidado para não "perfurar" a pelicula de massa de bolo que entretanto já agarrou ao fundo da forma.
Dividi a restante massa sobre a manteiga, que dá 1 colher de sopa por cada.

Levei ao forno por 10 a 12 minutos (12 minutos para o de farinha de aveia). Convém o forno estar á temperatura certa. Para verem quando é que o vosso bolo está bom e têm de retirar, é apenas necessário que ele tenha uma "pelicula" visível. Lembrem-se que quando um bolo começa a rachar é porque está a ferver por dentro. Aqui não queremos que ferva, porque a manteiga de amendoim enrijece ao ferver, logo, temos de retirar antes de entrar em fervura por dentro. Se passado os 10 minutos ele já tiver a parte visível seca e com a tal pelicula, podem retirar, nunca antes dos 10 minutos.

Deixei arrefecer por 10 minutos antes de desformar (mínimo 5 minutos).
Fiz o creme que acompanhou misturando os ingredientes.

Para desformar, soltei o bolo das laterais dos ramequins com a ajuda duma faca. Coloquei um prato em cima e virei. Se não se soltar logo, abanem um bocadinho para se descolar.

Servi de imediato com uma colher do creme por cima e decoarado com amendoins ao natural.


Falta apenas dizer a minha opinião em relação ás duas experiências. Eu gostei mais do bolo feito com farinha de aveia e sem mel na manteiga de amendoim. Toda a minha família foi da mesma opinião. Espero que experimentem e deixem a vossa.














0 Comentários