Entretanto repeti a receita sem a batata doce, ou seja, fiz no forno uma espécie de omelete idêntica ao recheio desta quiche, forrei a assadeira que usei com papel vegetal, usei tomate cacho partido ás rodelas e azeitonas verdes descaroçadas. Não é a mesma coisa mas fiz uma refeição rápida, económica, diferente e saudável. Acompanhei com uma boa salada.
Vão precisar de:
- 2 batatas doce médias (usei de polpa laranja)
- azeite
- tempero para as batatas (orégãos, tomilho e sal)
- 8 ovos
- 4 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro (ou iogurte natural ou leite de coco ou natas magras)
- 3 mãos cheias de espinafres partidos
- 2 fatias de cerca de 1 cm de largura de queijo feta (podem usar outro queijo que gostem, por exemplo mozarela ralado)
- 1 fatia de bacon de peru partida larga e feita em pequenos cubinhos (opcional)
- tomatinhos ou tomate cherry (opcional)
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Descasquei e parti as batatas em fatias finas. Temperei-as com bastante azeite, orégãos, sal e tomilho. Mexi bem para que todas as rodelas fiquem bem untadas. Coloquei-as numa tarteira dando a forma de uma base de tarte (não fica direitinho e vão ver muitos espaços por preencher mas não se preocupem que fica bem assim; é importante o azeite nas batatas porque vai ser ele que vai "untar" a vossa forma e evitar que o ovo fique agarrado quando servirem).
Levei ao forno cerca de meia-hora até estarem cozinhadas.
Entretanto bati os ovos numa tigela, juntei o iogurte, voltei a bater. Acrescentei os espinafres cortados, o bacon em cubinhos.
Retirei a batata doce do forno e verti a mistura de ovos por cima. Espalhei o queijo feta esfarelado, decorei com tomatinhos e levei novamente ao forno até o ovo estar cozinhado (cerca de 30 minutos mas espetem o palito para verem se está pronto).
Bom apetite!
0 Comentários