"Lasanha" de manteiga de amendoim e bolacha de aveia com molho fudge (versão saudável e rápida)






E se de repente lhe aparecessem mais 2 para jantar e não tem nenhuma sobremesa decente para servir? Já sei que está a pensar, ia á pastelaria mais próxima e comprava uma. Pois, mas isso não é solução para mim e não é por a pastelaria mais próxima estar a 5 km de casa, é mesmo porque não como bolos de pastelaria, logo, não sirvo aos meus convidados.


Foi mesmo isto que me aconteceu ontem. Tinha feito um fantástico gelado feito com os pêssegos aqui do nosso jardim, mas, não só já não era suficiente para 6, como também não era sobremesa para oferecer.

Para a refeição principal, optei por uns peitos de frango recheados com ricota, molho de tomate e mozarela gratinada, que se fazem num instante e têm um aspeto fantástico, para além de serem saudáveis que podem ver a receita aqui

Para a sobremesa, fiz uma lasanha doce com ingredientes que tenho sempre em casa.


Não é habitual haver bolachas cá em casa, á exceção das de aveia que o meu marido gosta e come sempre 2 de manhã. A escolha começou por aqui: bolacha de aveia para fazer o efeito “massa de lasanha”.

Depois pensei num creme que fosse fazer efeito “molho de tomate” e escolhi a minha receita de molho “fudge” de chocolate e manteiga de amendoim que não vai ao lume nem ao microondas. A razão da escolha em relação a outro qualquer molho de chocolate são três: o tempo de confeção (não são mais que 23 minutos, o facto de já ser um molho frio, logo não há necessidade de esperar que arrefeça e a terceira é por ser uma molho que nós escolhemos a sua textura, mais ou menos liquida, consoante a necessidade, sabendo que essa textura não se vai alterar quando vai ao arrefecer.

Por último era preciso um creme, que desta vez iria fazer o efeito do recheio da lasanha. Como tenho sempre em casa queijo quark, e como já estava a introduzir o sabor a manteiga de amendoim, e ainda por ser um creme que se faz em 2 minutos, misturei queijo quark com manteiga de amendoim e mel, que é o creme que já faço para bolo de bolacha e combina na perfeição com as bolachas de aveia.






Escolhidos os ingredientes e feitos os cremes (que não demora nem 10 minutos), passei á montagem da lasanha.

Espero que experimentem e gostem, nós adorámos mais esta receita totalmente elaborada por mim e da qual estou muito orgulhosa.

Dica: Podem fazer num recipiente alto, exatamente como uma lasanha salgada e depois cortar fatias. Eu fiz assim mesmo para ser mais rápido e aproveitar o máximo de tempo no frigorifico.

Vão precisar de:
  • 12 bolachas de aveia
  • 300g de queijo quark
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de sopa de mel
Para o molho fudge (não vai ao lume)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de sobremesa de cacau magro
  • 2 colheres de chá de mel
  • leite q.b.
Decoração:
  • amendoim triturado e raspas de chocolate preto
Nota: Podem substituir o mel do creme de manteiga de amendoim por adoçante, mantendo a mesma quantidade e pode ser feito com iogurte grego (fica um pouco mais mole) ou queijo creme

Confeção:

Comecei pelo molho fudge, colocando numa tigela a manteia de amendoim, o cacau e o mel. Misturei bem até ter uma massa espessa. Acrescentei leite, aos poucos e misturando bem a cada pequena quantidade que acrescento, até ter um molho que escorrega da colher.













Para fazer o creme de manteiga de amendoim, misturei-a com o mel. Aos poucos acrescentei o queijo quark até ter um creme (se ficar com alguns grumos não se preocupem que sabe bem assim; o meu não ficou mas acreditem que sabe bem sentir bocadinhos de manteiga de amendoim no creme).






Passei á montagem da lasanha. Como já disse em cima, podem fazer num recipiente alto tal como se faz uma lasanha salgada. (sigam as imagens)


Coloquei 6 bolachas na travessa e reguei-as com um pouco creme fudge. Dividi o creme de manteia de amendoim ao meio e coloquei metade por cima de forma grosseira. Voltei a regar com mais um pouco de molho fudge.

Repeti as camadas e terminei com o molho.





















Decorei com amendoim ralado e raspas de chocolate.


Tão bom....

0 Comentários