Salada mediterrânea com quinoa





Esta é uma salada repleta de sabor e com um excelente valor nutritivo, vindo da variedade de ingredientes. Rica em proteínas e fibras, vai afastar a fome por muito tempo, o que não é habitual nas saladas mais comuns.
Concebida para dias de calor, é fresca ao mesmo tempo que reconfortante e saciante, pela sua riqueza em proteínas e fibras. Ideal para levar para fora de casa em dias quentes, seja para a praia, viagens ou piqueniques, é muito simples e rápida de fazer.
Pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento.
As cores e os sabores não vão deixar ninguém indiferente.


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 1/2 caneca de quinoa
  • 1/2 caldo de galinha magro (tipo Knorr) (opcional)
  • 400g de feijão verde partido (usei congelado)
  • 1 pimento vermelho pequeno partido em cubinhos*
  • 1 pepino partido em cubos
  • 2 tomates partidos em cubos
  • 1 cebola pequena partida em pedaços
  • 1 lata de grão escorrida**
  • 1 lata de milho pequena
  • 100g de queijo feta (podem usar outro queijo se não gostarem de queijo feta)
  • azeitonas a gosto
  • tempero com: 4 colheres de sopa de azeite, 1 de vinagre, 1 de orégãos secos, 1 de molho de soja, sal
*Usei pimento congelado (na foto está verde e vermelho mas na salada só usei o vermelho). Quando há pimento em promoção compro um a mais, lavo, corto em cubos, coloco num saquinho e congelo. Faço o mesmo quando tenho de abrir um e uso apenas metade; a outra metade estraga-se rapidamente, por isso corto e congelo. Depois de descongelado dá para ser usado normalmente, em saladas como esta ou cozinhado. Neste caso, estava congelado em cubos grandes e eu queria bastante pequenos para a salada; tive apenas que os partir mais pequenos.
**Não deito fora a água da lata de grão de bico. Para quem segue a panelinha de sabores mais recentemente, esta água chamada "aquafaba", serve para inúmeras receitas de sobremesas em que é preciso claras em castelo (podem ver um exemplo aqui ). Como não sei quando vou utilizar, coloquei numa caixinha e vou congelar.
Confeção:
(Comecei por cozer a quinoa e o feijão verde. Optei por os cozer juntos, mas podem faze-lo separo. Também cozi a quinoa com meio caldo de galinha, mas podem cozer apenas em água temperada com sal.)
Para cozer a quinoa e o feijão verde, coloquei 1 caneca de água ao lume num tachinho com meio cubo de caldo de galinha. Pus a quinoa num passador em cima de uma tigela com água (é a minha técnica para lavar a quinoa; desta vez tirei foto para verem como é fácil lavar a quinoa). Quando a água já está a ferver, acrescentei a quinoa (basta levantar o passador da tigela), quando voltou a ferver, acrescentei o feijão verde. Deixei cozer em lume médio, tapado, até não ter água (cerca de 10 minutos).




Enquanto a quinoa cozeu preparei todos os ingredientes, á exceção do queijo, das azeitonas e os temperos, e coloquei-os numa saladeira. Mexi, acrescentei a quinoa com o feijão verde e voltei a mexer. Esfarelei o queijo sobre a salada.



Numa tigela pequena juntei os ingredientes do tempero e misturei-os bem. Verti sobre a salada e envolvi bem. Decorei com azeitonas. 


Tão simples, tão bom!


0 Comentários