Salada de quinoa e frutas de verão com molho de iogurte grego




Quando penso na salada ideal para mim, que me satisfaça plenamente, ela tem de ter frutas. Eu adoro fruta, em especial as da época. Também gosto muito da combinação de frutas com espinafres.
Para completar uma boa salada, preciso de um alimento de sabor neutro e com proteína. A quinoa é o ideal e combina lindamente com as frutas.


Passando aos molhos, e porque o molho de uma salada faz toda a diferença, são muitos os que eu gosto, mas...há uma especiaria que eu realmente adoro e que por mim ponha em tudo: a canela. Logo, o molho ideal para a salada ideal tem de ter canela.
Depois da salada pronta (e até fotografada...) mexi os ingredientes e percebi que faltava alguma coisa. Disse para mim mesma: "Como é que me tinha esquecido disto?"

É que na minha salada perfeita não pode faltar queijo, de preferência o "rei" dos queijos nas saladas: o queijo feta. Esfarelei um pouco por cima e, aí sim, tinha a minha salada perfeita!

Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 1 fatia de abacaxi partida em pedaços
  • 1 fatia de melancia partida em pedaços
  • 1 fatia de meloa partida em pedaços
  • 2 pêssegos ou nectarinas partido em pedaços
  • 1 kiwi partido em pedaços
  • cerejas descaroçadas (cerca de 50g)
  • 1 mão cheia de espinafres baby
  • quinoa cozida (quando cozo quinoa, faço um saco de 200g - uma caneca, ou 100g - 1/2 caneca, e depois guardo no frigorifico; aqui terei usado cerca de 1/4 de caneca)
  • 1barra com cerca de 2 cm de queijo feta
Para o molho:
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de canela
Confeção:
Cozi a quinoa em água a ferver. A proporção é sempre de 2:1, ou seja, 2 canecas de água para 1 de quinoa. Quando a água está a ferver, coloco a quinoa lavada, tapo e deixo cozer em lume médio até se evaporar toda a água.
Cortei as frutas conforme indiquei na lista de ingredientes.
Numa saladeira coloquei os espinafres de um lado e a quinoa de outro. Acrescentei as frutas por cima dos espinafres.

 Fiz o molho misturando os ingredientes e reguei por cima da salada.
Mexi, esfarelei o queijo feta e coloquei por cima.
 Bom apetite!

0 Comentários