Para mim foi mesmo uma refeição. Muitas sextas feira somos só eu e a minha filha Camila a jantar e já é da praxe irmos as duas para a cozinha inventar qualquer coisa para o jantar. O lema é sempre o mesmo: simples, rápido e pouco calórico. Confesso que raramente publico estas nossas refeições de sexta feira, não porque não fiquem bem, mas porque não perdemos muito tempo com decoração e apresentação. Aqui também não houve qualquer decoração, mas não faz falta nenhuma...
Hoje tenho umas fantásticas fotos, tiradas por mim e pela minha filha, ao final da tarde enquanto preparávamos a refeição, com o sol já bem baixinho a entrar pela janela...
O mesmo creme de ricota, servi no dia seguinte, em modo bruschetta .
- 3 courgettes (as mais gordas e curtas são as melhores, as minhas eram exatamente o contrario...)
- azeite, sal e uma erva aromática a gosto (usei tomilho seco) para temperar a courgette
- 1/2 embalagem de requeijão ricota
- sumo de meio limão
- salsa picada (mais ou menos 3 pés)
- espinafres baby (cerca de uma mão cheia)
Cortei as courgettes em fatias, rejeitando a 1º que fica com casca. Temperei-as de ambos os lados com azeite, sal e tomilho seco (deve ficar bem pincelada com azeite).
Pus uma frigideira antiaderente* a aquecer. Quando quente, coloquei as fatias de courgette a grelhar dos dois lados. São uns cinco minutos.
*Se tiverem um grelhador ligado, seja ele de brasas ou elétrico, não hesitem em usar que fica ainda melhor!
Enquanto grelhou, coloquei numa tigela a ricota, o sumo de limão e a salsa. Misturei bem.
Coloquei as fatias de courgette grelhadas novamente na tabua, coloquei uma colher de chá de creme de ricota nas pontas e 2 ou 3 folhas de espinafres por cima. Enrolei e está pronto. É normal se escorrer um pouco para os lados, mas até fica bonito assim.
Outra forma simpática de servir este creme de ricota, é com pão.
Bom apetite!
0 Comentários