Rolinhos de courgette com ricota e espinafres




Podem ser uma entrada, um aperitivo, um petisco ou até um jantar leve, é delicioso, saudável e pouco calórico. Fica bem em qualquer festa, até mesmo na das crianças e até pode chamá-las para ajudar de tão fácil que é de fazer.
Para mim foi mesmo uma refeição. Muitas sextas feira somos só eu e a minha filha Camila a jantar e já é da praxe irmos as duas para a cozinha inventar qualquer coisa para o jantar. O lema é sempre o mesmo: simples, rápido e pouco calórico. Confesso que raramente publico estas nossas  refeições de sexta feira, não porque não fiquem bem, mas porque não perdemos muito tempo com decoração e apresentação. Aqui também não houve qualquer decoração, mas não faz falta nenhuma...
Hoje tenho umas fantásticas fotos, tiradas por mim e pela minha filha, ao final da tarde enquanto preparávamos a refeição, com o sol já bem baixinho a entrar pela janela...

O mesmo creme de ricota, servi no dia seguinte, em modo bruschetta .


Vão precisar de:
  • 3 courgettes (as mais gordas e curtas são as melhores, as minhas eram exatamente o contrario...)
  • azeite, sal e uma erva aromática a gosto (usei tomilho seco) para temperar a courgette
  • 1/2 embalagem de requeijão ricota
  • sumo de meio limão
  • salsa picada (mais ou menos 3 pés)
  • espinafres baby (cerca de uma mão cheia)
Confeção:
Cortei as courgettes em fatias, rejeitando a 1º que fica com casca. Temperei-as de ambos os lados com azeite, sal e tomilho seco (deve ficar bem pincelada com azeite).








Pus uma frigideira antiaderente* a aquecer. Quando quente, coloquei as fatias de courgette a grelhar dos dois lados. São uns cinco minutos.
*Se tiverem um grelhador ligado, seja ele de brasas ou elétrico, não hesitem em usar que fica ainda melhor!



Enquanto grelhou, coloquei numa tigela a ricota, o sumo de limão e a salsa. Misturei bem.

Coloquei as fatias de courgette grelhadas novamente na tabua, coloquei uma colher de chá de creme de ricota nas pontas e 2 ou 3 folhas de espinafres por cima. Enrolei e está pronto. É normal se escorrer um pouco para os lados, mas até fica bonito assim.









Outra forma simpática de servir este creme de ricota, é com pão.


Bom apetite!

0 Comentários