Peito de frango no forno com alheira de Mirandela, espinafres e tomate






Eu adoro alheira! Se há alimento que me satisfaz é uma alheira grelhada!
Infelizmente a dieta não me permite comer com frequência, mas...de vez em quando... pode comer-se um bocadinho. E foi o que fiz hoje. Uma alheira pesa cerca de 200g e tem cerca de 440 calorias. Estas que eu uso são caseiras, trazidas de Mirandela por uns amigos (Obrigada Hélder e Elizabete!) e são mesmo muito pouco "gordas", o que deve baixar para cerca de 400 calorias por alheira. Como foi dividida por 4, não é assim tanto...
Esta forma de rechear os peitos de frango já é característica cá de casa. Sempre que estou atrasada e tinha destinado rechear peito de frango, é isto que faço: dou uns golpes no "lombo" do peito do frango e ponho lá o recheio. No caso da alheira é mesmo esta a forma que mais gosto de fazer o recheio.

Para 4 pessoas:
  • 2 peitos de frango grandes ou 4 pequenos
  • 1 alheira
  • 4 colheres de sopa de flocos de aveia
  • salsa picada (cerca de meia chávena)
  • azeite (cerca de 2 colheres de sopa; vai depender do tipo de alheira que usarem, a minha era bastante magra e tive de pôr estas 2 colheres; se for mais gorda 1 colher de sopa pode ser suficiente)
  • 2 colheres de sopa de queijo creme (usei tipo Filadelfia magro mas podem usar o que quiserem)
  • 2 mãos cheias de espinafres
  • 2 tomates médios
  • sal
  • queijo ralado para gratinar (cerca de 2 colheres de sopa)
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Retirei a pele á alheira dando um golpe em toda a largura. Coloquei numa tigela e juntei a aveia, a salsa e o azeite. Amassei com as minhas mãos.

Dei golpes no lombo do peito de frango, fundos mas sem chegar até baixo. Dividi a massa de alheira pelas aberturas que fiz.
 

Barrei o fundo de uma assadeira com queijo creme. Coloquei por cima os espinafres e temperei com sal. Por cima pus os peitos de frango recheados.
Cortei o tomate aos cubos e espalhei pelos lados.
Polvilhei com queijo ralado (usei queijo tio parmesão que está á venda recentemente no lidl).
(Infelizmente perdi as fotos restantes...as maquinas não são infalíveis...)
Levei ao forno por cerca de 50 minutos.
Acompanhei com arroz integral seco.

Bom apetite!

0 Comentários