"Barquinhos" de curgete recheados de bolonhesa



Pode ser uma entrada, almoço ou jantar, é leve, fácil de fazer, com ingredientes simples e uma delicia...Segredos? Não há segredos na minha cozinha!



Esta receita é ainda muito versátil. Para começar pode ser feita com qualquer tipo de carne picada. Na foto seguinte usei vitela picada. Pedi no talho para picarem um bocadinho de bife sem gordura.
Podem acrescentar milho, azeitonas, cebolinho, enfim, é só usar a imaginação já que todos os legumes são bem vindos ás nossas refeições.
Também na foto em baixo, depois do recheio de carne coloquei tomate e pimento vermelho picadinho antes da cobertura de queijo.



Para 3 pessoas vão precisar de:
(servi ao almoço, por isso contei 1 courgette por pessoa; se for uma entrada, meia courgette por pessoa)
  • 3 courgettes
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho picado
  • 1 fio de azeite
  • 400g de carne de frango picada*
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate ou tomate picado ou polpa de tomate
  • 1 colher de chá de cominhos (opcional)
  • 1 colher de sobremesa de orégãos
  • 4 pés de salsa picada
  • 100g de queijo mozarela magro para gratinar
*Podem cortar bifes de frango em tiras finas e depois em pequenos cubinhos. Também pode ser feito com outro tipo de carne picada, por exemplo, bife de vitela picada.

Lavei e cortei as courgettes ao meio. Com a ajuda de uma colher ou de uma colher de fazer bolas de meloa, retirei a polpa da courgette com cuidado para não a romper e mantendo alguma polpa (fiz das duas maneiras para vos mostrar, por isso irão ver fotos das duas formas). Parti os pedaços de polpa em mais pequeno. Reservei.




Piquei a cebola e o alho e levei ao lume num tacho com um fio de azeite. Quando a cebola já estava mole, acrescentei a carne aos poucos. Cozinhei, mexendo sempre, até não ver sinais de carne fresca.
Acrescentei a polpa da courgette, mexi, juntei o tomate, os orégãos, o cominho, a salsa e temperei com um pouco de sal (se usarem molho de tomate devem reduzir o sal porque já é salgado).
Mexi e deixei cozinhar 20 minutos em lume brando. (Se precisarem que seja mais rápido, acrescentem um pouco de água ou vinho branco e ponham o lume mais alto.)

Liguei o forno a 200ºC.
Coloquei os "barquinhos de courgette no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal (pode ser uma assadeira). Recheei com a mistura de carne e polvilhei com o queijo ralado e salsa picada.


Levei ao forno, na parte mais baixa, até o queijo estar dourado (cerca de meia hora).
Está pronto a servir.

Bom apetite!

0 Comentários