Arroz de pato (versão saudável com arroz integral e bacon de peru)





Troquei o arroz branco por arroz integral, os enchidos por bacon de peru e retirei excesso de gorduras e pele ao pato antes de o cozer. A técnica de cozer o pato com vinho tinto já é antiga e faz toda a diferença, fica mais macio, mais saboroso e com um pouco de cor. Não deixei de fazer aquilo que faço á anos e que torna o meu arroz de pato um dos pratos mais apreciados pelos meus habituais convidados: cozer o arroz com os miúdos do pato. Isto sim, faz toda a diferença...




Para 5 pessoas vão precisar de:
  • 1 pato com miúdos médio ( o meu tinha 2,2 Kg)
  • 2 canecas de arroz integral
  • 1 e 1/2 fatias de bacon de peru partida grossa
  • 1 copo de vinho tinto
  • sal
  • 1 cebola pequena
  • queijo mozarela magro para gratinar

Limpei o pato de excesso de gorduras e pele. Pus uma panela grande ao lume com água temperada com sal. Quando ferveu, coloquei o pato partido. Acrescentei o copo de vinho e deixei cozer por 1 hora. Fiz de véspera, pelo que é necessário deixar arrefecer para conseguir desfiar a carne.
Piquei a cebola, os miúdos do pato e 1/2 fatia de bacon. Retirei a carne do pescoço.
Coloquei a cebola num tacho largo com um pouco de água de cozedura. Quando a cebola ficou mole, juntei os miúdos partidos, a carne do pescoço desfiada e o bacon. Deixei refogar uns minutos.
Acrescentei o arroz, já perviamente lavado, envolvi bem para que ganhe o sabor da carne e acrescentei 3 chávenas de água de cozedura de pato. Deixei o arroz cozinhar até não ter água em lume médio e com um pouco da tampa levantada.

 








Desfiei a carne do pato depois de me livrar do resto de pele e ossos.
Liguei a resistência de cima do forno.
Numa assadeira espalhei metade da quantidade de arroz. Fiz uma segunda camada com o pato desfiado e uma terceira com a outra metade de arroz. Terminei com queijo mozarela e retângulos de bacon. Levei ao forno a dourar.




Bom apetite!

0 Comentários