Sopa de tomate e batata doce




Tenho um habito que podem achar estranho: quando vou à frutaria da vila onde vivo, entro e vou direitinha á caixa das promoções em vez de ir ver as lindíssimas frutas e legumes frescos que tem.
São coisas que não existem nos supermercados grandes e que eu aprecio, quando a fruta ou os legumes já estão a ficar demasiado maduros, põe numa caixa á parte e vendem mais barato. Ora, é exatamente essas frutas e legumes que eu mais gosto e não é só pelo preço, é também pelo sabor e doçura das frutas. Claro que depois tem a desvantagem de me terem lá todos os dias....
Ontem estavam tomates na caixa e eu aproveitei logo. Escolhi os melhores e fiz o que faço no verão quando tenho muito tomate caseiro: congelo! A vantagem de congelar o tomate é mais que o conservar, é também uma forma muito pratica de o utilizar na comida (neste caso foi sopa). Saído do congelador, passa-se por água e a pele sai com a maior das facilidades. Facilidades que não acontecem no tomate maduro fresco. Depois é só esperar uns minutos e já se pode partir conforme quisermos e utilizar nos mais diversos pratos.
Esta sopa com batata doce é uma autentica perdição das sopas, com um sabor extraordinário e que ainda permite uma serie de combinações que a tornam única. E é tão saudável que até é difícil de acreditar que seja tão boa...

Sopa de tomate e batata doce finalizada com uma colher de sopa de milho, uma fatia de pão torrado e salsa picada

Sopa de tomate e batata doce finalizada com uma faia de pão torrado, 1 colher de sopa de queijo creme e salsa picada

Para 6 sopas vão precisar de:
  • 800g de tomate maduro
  • 800g de batata doce
  • 2 cebolas médias
  • 3 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 1 caldo de galinha ou de legumes (tipo Knorr)
  • 2 pés de salsa
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate (é opcional e faz especialmente falta se o tomate não estiver bem maduro ou quando é de fora de época com menos sabor)
*Para a finalização da sopa ver a legenda das fotos.

  1. Como disse em cima, coloquei o tomate no congelador quando o comprei. A intenção é tirar a pele com facilidade.
  2. Retirei o tomate do congelador e passei por água corrente ao mesmo tempo que "puxo" a pele com a ajuda de uma faca. Reservei.
  3. Parti a cebola grosseiramente e coloquei num tacho largo a refogar ligeiramente em azeite. Juntei os alhos, o caldo e alguma água. Deixei tapado para entrar em fervura enquanto descasquei e parti a batata.
  4. Juntei a batata partida em cubos ao refugado e deixei cozinhar por uns 15 minutos. Enquanto isso, parti o tomate que ainda está ligeiramente congelado por dentro mas no ponto certo para tirar as sementes sem desperdiçar o seu sumo.
  5. Coloquei no tacho o tomate, a salsa, a polpa de tomate e água até cobrir e não conseguir ver os ingredientes. Deixei ferver bem por uns 10 minutos.
  6. Triturei com a varinha mágica e servi. Ao gosto de cada um...