Para 2 pessoas vão precisar de:
- 1 posta de bacalhau alto
- 1 pé de brócolos
- 2 dentes de alho
- 1 mão cheia de amêndoa laminada
- 1 mão cheia de sultanas (ou uvas passas)
- azeite e sal
Para o molho branco de aveia (é opcional e estas quantidades rende muito; podem substituir por maionese, por exemplo):
- 1 chávena de flocos de aveia
- 2 chávenas de água
- 1/4 de cebola picadinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal e noz moscada ou tomilho (eu usei tomilho que gosto mais)
Liguei o forno a 240ºC. Pus o bacalhau numa assadeira larga, piquei 1 dente de alho, coloquei por cima, reguei com um fio de azeite e levei ao forno a dourar um pouco.
Enquanto isso, lavei e cortei os brócolos em pequenas flores e pus a aveia num copo alto com água a hidratar por 15 minutos.
Nota: Os brócolos demoram tanto tempo a cozinhar como o bacalhau. A razão de o por antes sozinho no forno é apenas para ganhar um bocadinho de cor sem correr o risco de tostar os brócolos. Ponho o forno no máximo inicialmente e depois baixo para aproveitar melhor a energia. Vão ver que o forno vai estar muito tempo sem ligar. Se dourarmos no fim, todo o calor que damos ao forno para o fazer é desperdiçado.
Retirei o bacalhau por instantes do forno e coloquei os brócolos em volta, polvilhados com um pouco de sal e um fio de azeite (muito pouco). Tapei com folha de alumínio e levei ao forno por 40 minutos. Baixei o forno para 180ºC.
Entretanto fiz o molho branco de aveia. Como disse em cima, inicialmente o molho era para ser apenas para a lasanha do dia seguinte e por isso iria ao lume. Isto porque podem fazer o molho sem a cebola e o azeite. O molho branco de aveia fica pronto apenas "demolhando" a aveia por 1 minutos, triturando e temperando com sal e noz moscada. É apenas importante saber que não deve ser batido, apenas triturado, porque senão não fica cremoso. Se não for ao lume, ou seja, se o fizerem na forma mais simples, devem por um pouco menos de água. Triturei então a aveia, temperada com sal e tomilho, levei a cebola ao lume num tachinho com um fio de azeite e, quando estava mole, juntei o molho. Deixei engrossar um pouco, mexendo sempre para não agarrar. É preciso ter atenção porque é muito rápido. Se não quiserem sentir a cebola no molho, é só voltar ao copo e voltar a triturar com a varinha mágica.
Depois do molho branco, fiz o molho de amêndoa e sultanas para o bacalhau. Piquei o outro dente de alho e levei ao lume com azeite. Quando quente, juntei a amêndoa laminada. Assim que começou a ficar dourado (não tirem os olhos porque é muito rápido), retirei do lume e acrescentei as sultanas.
Desliguei o forno, retirei o bacalhau e reguei com o molho de amêndoa e sultanas.
Dica: Se quiserem fazer mais rápido, podem cozer os brócolos e o bacalhau antes e levar ao forno só a dar um bocadinho de cor. Não experimentei mas não vejo nenhum inconveniente.
Delicioso e saudável!