Salada quente de batata doce, cogumelos e abacate





Não são muitas vezes, mas de vez em quando lá acontece chegar a casa tarde e sem sopa feita. Foi o caso de ontem, chegamos perto das 8 horas da noite, não tinha sopa, para piorar a situação, eu e a minha filha Camila vínhamos cheiinhas de fome. Eu e ela temos hábitos alimentares muito semelhantes, ambas comemos pouco a cada refeição mas muitas vezes. Lanchar, por exemplo, é duas vezes, uma a meio da tarde, normalmente ainda fora de casa e outra quando chegamos. Ontem faltou-nos o segundo lanche!
Tive de "desenrascar" um jantar rapidamente! Dei por mim a abrir demasiadas latas, o que não me põe satisfeita. Regra nº1 para uma alimentação saudável: descascar mais e desembalar menos! Ainda assim, consegui uma refeição absolutamente fantástica, em meia hora, com um valor nutricional equilibrado e ideal para quem ainda ia passar a noite a trabalhar, eu aqui no blog e a Camila a estudar; o marido ficou a descansar...
O melhor de tudo é que adoramos!
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 600g de batata doce (usei de polpa laranja)
  • 1 lata pequena de milho
  • 1 lata média de cogumelos laminados
  • 100g de queijo ralado (usei um mix de mozarela e cheddar light)
  • 3 tomates médios partidos em pedaços (usei tomate chucha)
  • 2 colheres de sopa de azeitonas ás rodelas
  • 1 abacate pequeno
  • sal e azeite
*Podem juntar, por exemplo, pedaços de fiambre, de frango grelhado.
Para o molho (opcional):
  • 1 iogurte natural
  • sumo de meio limão
  • sal e cebolinho seco (ou outra erva aromática que gostem)
  1. Descasquei as batatas e cortei aos palitos como se fosse para fritar. Pus uma frigideira antiaderente ao lume com azeite (umas 3 colheres de sopa). Quando quente (sem estar a ferver), juntei os palitos de batata. Temperei com sal e deixei cozinhar em lume medio/alto (7 na minha placa de vitrocerâmica). Fui agitando a frigideira para que se misturassem e demorou cerca de 10 minutos a ficar pronto. Se usarem uma frigideira grande e os palitos ficarem mais espalhados, será menos tempo.


  2. Enquanto isso, lavei e parti o tomate em pedaços, descasquei o abacate, parti em pedaços e reguei com um pouco de sumo de limão e também fiz o molho misturando todos os ingredientes.
  3. Sem retirar do lume, acrescentei o milho e os cogumelos à frigideira. Envolvi e deixei cozinhar mais 5 minutos. Juntei o queijo e deixei mais 3 minutos, agora sem mexer.


  4. Retirei para uma tigela saladeira, coloquei por cima o tomate partido, as azeitonas, o abacate e reguei com o molho.


     

É uma verdadeira delicia!