Manteiga de amêndoa (versão rápida sem ir ao forno)



Como sabem a manteiga de amêndoa não se encontra à venda nos supermercados tradicionais e, para quem como eu vive num meio pequeno, só mesmo encomendando online é que consegue arranjar. Para evitar isso, já andava à algum tempo para a fazer em casa. Pesquisei e selecionei 2 ou 3 receitas. Analisei e resolvi experimentar a que me pareceu mais fácil e viável. Isto porque queria fazer algo que fosse mesmo fácil e rápido. A verdade é que o tempo não chega para tudo, eu tenho imensas coisas para fazer e este tipo de produtos tenho mesmo que adquiri-los já feitos, caso contrario, qualquer dia deixo de dormir...
A receita que segui dizia para torrar as amêndoas antes de as triturar. Eu, para ver se conseguia fazer a manteiga em menos tempo, omiti esse passo. Não vou dizer que não faz falta nenhuma, com certeza que fará, ainda assim não achei tão relevante e a minha manteiga ficou deliciosa.
Para mim é importante saber que não irei deixar de voltar a fazer por falta de tempo, até porque consegui fazer a manteiga em menos de meia!
Panquecas com molho de manteiga de amêndoa
Vão precisar de:
  • 200g de amêndoas com pele
  • 1 colher de sopa de óleo (podem usar o que quiserem)
  • 1 colher de sobremesa de café instantâneo em pó
Confeção:
Como disse em cima, optei por não tostar as amêndoas antes. Se quiserem fazer esse passo, terão que levar as amêndoas ao forno por cerca de 10 a 15 minutos.
Coloquei as amêndoas no processador de alimentos e triturei. Inicialmente fica em farinha e é difícil de acreditar que vá ficar numa pasta sem adicionarmos mais nada, mas acaba por ficar. Triturei as amêndoas por cerca de 10 minutos, parando para desprender o que fica agarrado ás paredes. Vai passar do estado de farinha a uma massa (o óleo natural da amêndoa acaba por se "soltar"). Quando já está em massa, juntei o óleo e o café. Triturei mais um pouco e está pronta.
Agora é só colocar num frasco de vidro com tampa e guardar para usar quando quiser.






Está maravilhosa, mais clara que as de compra, porque não torrei as amêndoas, mas excelente de sabor.
A sua primeira utilização foi nas panquecas. Fiz a minha fiel receita de panquecas de 3 ingredientes, que podem ver a receita carregando aqui e reguei-as com um molho de manteiga de amêndoa.


Para fazer o molho de manteiga de amêndoa para as panquecas, coloquei uma colher de sopa da manteiga que fiz, 1 colher de café de mel e 40 ml de água quente. Misturei e está pronto.


Já não há razão para não fazer...