Gelado de banana, cacau e manteiga de amendoim (saudável e "fit")




Cá em casa há sempre banana congelada para a "sobremesa de emergência". Se há fruta que quando estou a comprar não me preocupo com a quantidade, se se vai comer ou se vai acabar por se estragar, é a banana; quando começam a ficar "pintadinhas", parto em rodelas e congelo. Confesso que no inverno cheguei a ter 5 sacos de banana congelada...mas o que interessa é que não se estragou e deu ótimos gelados. Ótimos, porque o melhor até agora foi mesmo este!
Os gelados de banana são cremosos, pouco calóricos, saudáveis, enfim, um sem fim de coisas boas. Eu adoro simples com um fio de chocolate liquido por cima, mas, hoje, apeteceu-me dar-lhe ...outro sabor...
Uma das combinações mais apreciadas cá em casa é banana, manteiga de amendoim e cacau. Hoje fiz esta maravilhosa combinação no gelado. Foi só um dos melhores gelados que comi até hoje...saudável, "fit", pouco calórico e uma delicia...
Para 4 gelados de 2 bolas vão precisar de:
  • 4 bananas cortadas em pequenas rodelas e congeladas por pelo menos 5 horas
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • ingrediente adoçante que prefiram (opcional e dependente da doçura das bananas; se as bananas estiverem bem maduras são mais doces e podem não precisar de ingrediente adoçante)
Tirei as bananas do congelador 5 minutos antes de fazer o gelado, apenas para conseguir "separar" as rodelas com mais facilidade.
Numa picadora (processador de alimentos), coloquei todos os ingredientes e triturei até ter uma pasta lisa e homogénea. É necessário ir parando para desprender o que fica agarrado ás paredes e também alguma persistência para ficar mesmo macio (são uns 4 a 5 minutos).
Coloquei numa tigela plástica, cobri com pelicula aderente de forma a "colar" no próprio gelado, e levei ao congelador até há hora de servir.




Estamos todos literalmente conquistados!