Bifes de frango panados em miolo de amendoim




Nada mais simples e mais especial que panar os mais simples bifes na mais improvável "farinha"! Panar bifes e fritá-los é banal mas não é muito pratico. Falo por mim que não gosto nada e andar com tigelas para aqui e para ali com ovo, farinha, pão ralado...cozinha toda suja...enfim, tanto para tão pouco...
Com esta "crosta" de amendoim, não só não é necessário nada disso, como ainda ficamos com uns simples bifes de frango divinais, dignos de uma refeição de festa.
Vão precisar de:
  • 4 bifes (escalopes) de frango
  • tempero para os bifes (eu temerei com tempero completo para aves da Flor das hortas, salsa picada e um pouco de vinho branco, mas podem temperar, por exemplo, com sal, pimenta e sumo de laranja ou limão)
  • 1 chávena de amendoim descascado
  • azeite
Acompanhei com brócolos cozidos e puré de batata doce.
Confeção:
  1. Temperei os bifes logo que os comprei, estavam por isso já temperados de véspera. Temperem os vossos logo que puderem que fica sempre melhor.
  2. Piquei o amendoim numa picadora (processador de alimentos) até ter um miolo que não de ser muito fino, ou seja, granulado e não farinha. Coloquei num prato largo.
  3. Pus uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Coloquei os bifes, um a um , no miolo de amendoim e pressionei para agarrar bem. Coloquei na frigideira em lume alto que depois baixei para que cozinhassem por dentro sem queimar o exterior. É muito rápido, quase como apenas grelhar bifes. Está pronto a servir.






Podem decorar com rodelas de laranja ou limão. Eu hoje não tive grande tempo para isso mas com certeza que não vão faltar ideias.