Os ingredientes são simples e podem trocar o iogurte por "buttermilk". O "buttermilk", muito utilizado na gastronomia estrangeira, nomeadamente na inglesa, é o soro do fabrico de manteiga ou, numa forma mais simples, é leite acidificado. Para o fazer em nossas casas existem vários métodos. O que eu conheço melhor e acho mais simples e prático, é colocar um copo de leite com uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre branco e deixar descansar por 10 minutos. O leite vai "estragar" ou seja, vai acidificar, ficar espesso e um pouco acido.
A receita ficará ainda melhor com o "buttermilk", infelizmente não tive tempo para fazer, porque pus a marinar de manhã na hora do pequeno almoço.
Vão precisar de:
- 6 perninhas de frango
- 1/2 iogurte natural ou meia chávena de "buttermilk"
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de chá de massa de alho (usei da Flor das hortas) ou 2 dentes de alho picadinhos
- 1 colher de chá de molho picante (usei da Incopil)
- 1/2 chávena de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa bem cheias de sementes de sésamo
- 1 e 1/2 de colher de chá de pimentão doce (usei da Incopil)
- 1 colher de sobremesa de tomilho seco
- azeite
Acompanhei com batata doce em palitos feita na frigideira (podem ver a confeção aqui) e salada verde.
Confeção:
Pedi no talho para retirarem a pele e todas as gorduras ás perninhas de frango. Numa tigela misturei o iogurte, a mostarda, a massa de alho e o molho picante. Misturei bem e coloquei lá as pernas. Envolvi-as bem e reservei no frigorifico durante a manhã.
Pus o forno a aquecer a 200ºC. Untei uma assadeira com azeite.
Numa outra tigela , misturei a farinha, as sementes de sésamo, o pimentão doce e o tomilho. Retirei as pernas da mistura de mostarda e, uma a uma, coloquei na tigela da farinha. Abanei para que ficasse envolvida. Coloquei na assadeira, reguei com um fio de azeite e levei ao forno por 40 minutos.