Caldo verde (sem batata)





Esta foi até agora a única versão de caldo verde sem batata que convenceu a minha família, se bem que os meus filhos não são nada apreciadores desta sopa tão portuguesa (dizem eles que é trauma de refeitório...). Quanto a mim digo um SIM!, está aprovado!
Fiz outras experiências mas alteram muito o sabor do caldo. Desta vez experimentei com o chuchu, que como tem um sabor neutro, fica igual ao caldo verde tradicional. Habitualmente não tenho enchidos em casa, à exceção de alheiras que são a minha perdição..., e por isso usei bacon de peru. Sei que á a vender chouriço de peru e aconselho a usarem se estiverem mesmo de dieta.
De resto, é só deliciarem-se com um caldo verde, sem culpas!

Para 6 sopas vão precisar de:
  • 2 chuchu médios (os meus pesavam 1 kg)
  • 1 e 1/2 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 caldo de galinha magro (tipo Knorr)
  • 200g de couve cortada para caldo verde
  • azeite e sal

Confeção:
Descasquei e parti em cubos os chuchus e a cebola. Descasquei os alhos. Pus ao lume uma panela com água temperada com sal. Quando ferveu juntei o chuchu, a cebola, o alho e o caldo de galinha.
Deixei cozer.
Enquanto cozeu, pus a couve numa tigela com água quente e uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
Triturei os legumes da panela, escorri a couve e juntei-a ao puré. Reguei com um fio de azeite e deixei ferver até a couve estar cozida.
Parti uma fatia de bacon em tiras e grelhei numa frigideira antiaderente.
Servi a sopa com tiras de bacon.