Bolo de cacau com queijo quark e recheio de morangos e quark (saudável, sem manteiga, farinha de trigo ou açúcar refinado)





Este o foi o bolo que elaborei a pensar no dia da mãe.
Apesar de ser mãe, não é hábito fazer “grandes festejos”, infelizmente já não tenho a minha e fico um bocadinho triste neste dia.
Este ano fiquei a pensar qual seria o bolo que faria se a minha mãe fosse viva e fizesse o almoço cá em casa para toda a família. A 1ª situação é: somos muitos, logo, tem de ser um bolo grande. Depois gostava de fazer um bolo saudável, o que não é nada difícil, mas é dispendioso quando feito para muitas pessoas. Ora, foi mesmo aqui que parei e disse: “Vou elaborar um bolo saudável, grande e que não fique dispendioso. Não quero que seja esse o motivo para não haver um bolo saudável na mesa das famílias grandes no dia da mãe!” Como estamos na época dos morangos, resolvi inseri-los, mas fiz dois “mini-testes” antes e podem fazer com as sugestões que estão na descrição (sem morangos) que fica excelente.
É um bolo húmido, não excessivamente doce nem enjoativo, excelente para comer de sobremesa mas que também fica bem a acompanhar um chá da tarde.

Vão precisar de :
  • 400g queijo quark 0% mat. gorda
  • 4 ovos
  • 5 colheres de sopa de mel ou de açúcar mascavado ou de adoçante
  • 5 colheres de sopa de cacau
  • 1 caneca de coco ralado
  • 1/2 caneca (120ml) de leite
  • 2 canecas de farinha de aveia ou arroz ou trigo integral ou outra ou mistura de farinhas (eu usei mistura: 1 de farinha de aveia + 1/2 de arroz e 1/2 de farinha de trigo integral)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio:
  • 6 colheres de sopa de queijo quark (cerca de 100g)
  • 1 colher de sopa bem cheia de mel
  • 200g de morangos lavados e partidos*
*se não tiverem ou não quiserem fazer com morangos frescos, podem misturar o queijo quark com compota (doce) de frutas, seja frutas vermelhas ou outro. Fica muito bom e não precisa de mel. A quantidade é a gosto (cerca de 2 colheres de sopa ). Outra hipótese que eu também já testei é colocar cacau em pó (cerca de 2 colheres de sopa). Fica um recheio idêntico a qualquer recheio de chocolate feito com natas ou leite condensado; neste caso leva o mel.

Cobertura:
  • 1/2 copo de leite
  • 1/2 copo de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de mel
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela bati todos os ingredientes à exceção da farinha e do fermento.
Envolvi as farinhas e o fermento na massa e despejei numa forma untada e forrada a papel vegetal.
levei ao forno cerca de 40 minutos (convém ir vigiando para ver quando está cozido porque os fornos não são todos iguais). Deixei arrefecer um pouco e desformei. Como usei papel vegetal por baixo e forma de fundo amovível, só tive de fazer o bolo "deslizar" para o prato de servir.





Deixei arrefecer completamente, parti os morangos e fiz o creme do recheio. Numa tigela misturei o queijo com o mel.
Abri o bolo ao meio com uma faca grande e larga e recheei. Primeiro com os morangos e depois com o creme de queijo. Os morangos primeiro (ou a fruta seja ela qual for) porque ao largarem liquido (todas as frutas partidas largam liquido), que seja para o bolo e não para o creme que vai alterar a sua textura. Se o liquido cai para o bolo só o vai tornar mais húmido e ainda melhor.





Tapei o bolo com a outra metade e fiz a cobertura. Levei todos os ingredientes ao lume num tachinho e deixei espessar, mexendo sempre para não agarrar. É muito rápido. Verti de imediato para o bolo pois este creme vai ficar mais espesso, logo mais difícil de espalhar, quando arrefece.
Decorrei com morangos frescos.





Se quiserem podem acompanhar com "chantili" de queijo quark, que não é mais que a receita do creme do recheio, colocada no frigorifico para que fique bem frio e em textura de chantili. Também podem acrescentar uma clara batida em castelo.

um feliz dia da mãe para todas nós!