Bifes de frango com molho pesto de abacate e crosta de aveia




Eu adoro molho pesto! Costumava comprar feito, umas vezes tinha preguiça para fazer, outras vezes ia fazer e faltava-me algum ingrediente. Mas é tudo passado...Desde que descobri esta receita, que já partilhei aqui, tenho a sensação que não volto a comprar. É muito rápido de fazer, com ingredientes simples, que normalmente tenho em casa, é bem mais saudável, menos calórico e delicioso...
Esta crosta foi uma invenção minha e combina na perfeição com o molho, seja este ou o de compra.



Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 2 peitos de frango cortados ao meio em 2 bifes cada
  • tempero para os bifes (eu usei sal e mistura de especiarias; pode ser, por exemplo, sal e pimenta)
  • 1 fio de azeite

Para o molho pesto de abacate:
  • 1 abacate
  • 1/2 chávena de folhas de salsa
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • sumo de 1 limão
  • 3 colheres de sopa de chávena de azeite
  • folhas de manjericão (opcional; se tiverem coloquem 8 a 10)
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
  • sal
* Os ingredientes do molho pesto dão para mais que esta utilização. Pode ser guardado no frigorifico por mais de uma semana devidamente tapado.

Para a crosta de aveia:
  • 1/2 chávena de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado (usei mozarela light)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de passas picadas (opcional)
(Eu já tinha o molho de abacate feito, mas sugiro que comecem por o fazer. É muito rápido e pode ser feito enquanto a crosta está a tostar, ainda assim, eu preferia fazer antes para colocar em cima dos bifes logo que eles terminem de grelhar.)
Para fazer o molho de abacate, coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até ter uma pasta. Se não tiverem o queijo ralado podem acrescentar um pouco de queijo feta, ou queijo creme ou queijo fresco ao molho e voltar a triturar.



Numa tigela misturei os ingredientes para a crosta.
Coloquei uma frigideira antiaderente ao lume untada com 1 fio de azeite. Quando quente, coloquei os bifes a grelhar. Retirei, baixei o lume para o mínimo e coloquei a mistura da crosta.




Coloquei uma colher de sopa de molho pesto em cima de cada bife (se tiver vindo do frigorifico, colocar 1 minuto no microondas).
Quando a mistura de aveia ficou dourada, dividi em 4 e coloquei em cima do pesto.


* Se quiserem podem fazer no forno. Basta colocarem as respetivas camadas: bifes, pesto e mistura para a crosta e levar ao forno até estar dourado.
Acompanhei com arroz integral seco e tomate fatiado temperado com orégãos e sal.