Lombo de porco assado com molho asiático e couves de bruxelas gratinadas




É uma receita conhecida e que dá para cada um fazer ao seu jeito, mantendo o essencial: o molho de soja. E foi isso mesmo que eu fiz desta vez! Não, não fiz ao meu jeito, que normalmente é sinónimo de muitas alterações e invenções, eu desta vez fiz mesmo só o essencial...
Fui ver a participação da minha filha Camila nas escoliadas e cheguei a casa depois das duas da manhã. Tinha saído logo a seguir ao jantar, sem tempo sequer para arrumar a loiça na máquina, quanto mais temperar carne para o almoço do outro dia. Ás duas da manha tempera-se com quê? Com o essencial, claro! Ficou fantástico, para não dizer que ficou melhor que outras vezes em que fiz este tempero com muitooo tempoooo...
E com molho asiático fica bem o quê? Couves de bruxelas, claro! Para mim não há combinação melhor.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • Cerca de 1kg de lombo de porco limpo de gorduras (é uma carne que não costuma trazer muita gordura mas convém retirar mesmo todas porque vamos aproveitar o molho da assadura)
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de mel
  • sumo de 2 tangerinas ou 1 laranja
  • 1 colher de sobremesa de gengibre em pó
  • 3 folhas de louro partidas
Acompanhamento:
  • 400g de couves de bruxelas
  • queijo ralado para gratinar
  1. Coloquei a carne numa assadeira e pequenos golpes para o tempero entrar na carne. Numa tigela misturei todos os restantes ingredientes e verti a mistura por cima da carne. Esfreguei bem e tapei a assadeira com folha de alumínio. Guardei no frigorifico durante a noite.
  2. Liguei o forno a 200ºc. Quando quente, inseri a assadeira sem destapar. Deixei assar assim tapado por cerca de uma hora e meia, baixando a temperatura do forno para 180ºC a meio do tempo. (Podem assar o tempo todo a 180ºC. A razão de eu fazer assim é simples, como a carne vai fria, precisa de temperatura um pouco mais alta inicialmente, depois, já estando em cozedura, podemos baixar e assim também poupamos energia porque o forno vai estar mais tempo sem ligar as resistências.)
  3. Entretanto pus as couves a cozerem em água temperada com sal. Escorri, coloquei numa pequena assadeira, reguei com um pouco de molho da carne (retirei com cuidado um pouco de molho da assadeira da carne, mas podem apenas regar com molho de soja), polvilhei com queijo ralado e levei ao forno a gratinar ao lado da carne.
  4. Retirei, deixei arrefecer um pouco, fatiei e servi regado com o molho que se formou, decorado com tangerina e acompanhado com as couves de bruxelas e arroz seco.

Parece uma carne seca e "deslavada", mas é uma carne suculenta e de sabor incrível...



0 Comentários