Coxas de frango com presunto e vinho licoroso (Xerez)




Simples, rápido e com poucos ingredientes, estas coxas de frango ficaram dignas de qualquer ocasião especial!
A primeira experiencia foi com bifes de frango, infelizmente não tirei fotos, e depois veio a concretização! A ideia era fazer um prato de frango simples mas sofisticado em pouco tempo. E consegui porque ficou muito bom, quer na versão com peito de frango, quer nesta com as coxas.
Não precisei de fazer qualquer tempero, nem prévio nem na hora, o que facilita muito, ou seja, fui ao supermercado, vim para casa e fiz, assim , sem mais nada!


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 coxas de frango partidas em perninha e coxa, limpas de peles e gorduras
  • 8 fatias de presunto
  • 8 folhas de louro
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • 1 cálice bem cheio de um vinho licoroso que gostem (usei Xerez, mas pode ser vinho do Porto, Madeira,..)
Acompanhei com arroz (integral) de passas.

  1. Pedi no talho para me cortarem e limparem as coxas de frango (não podem ter peles nem gorduras pois vai comprometer todo o sabor).
  2. Enrolei cada pedaço de frango com uma fatia de presunto, prendi com um palito e inseri dentro uma folha de louro (ver fotos)
  3. Piquei a cebola e o alho e pus ao lume num tacho com um fio de azeite, em lume brando para não queimar.
  4. Ao mesmo tempo pus ao lume uma frigideira anti aderente untada com manteiga. Quando bem quente, pus os pedaços de frango a dourar de ambos os lados. Não convém pôr muitos pedaços de cada vez para evitar que a temperatura baixe e a carne largue liquido.
  5. Conforme o frango foi ficando dourado e selado, fui passando para o tacho que estava ao lume com a cebola. No fim reguei com o vinho e deixei terminar de cozinhar, em lume médio, durante uns 20 minutos. (Se estiverem a fazer uma grande quantidade, pode ser necessário ir vertendo vinho enquanto ainda há pedaços a dourar)










Com o peito de frango é mais rápido porque não precisa de ir ao tacho. Cortei os peitos de frango em bifes, enrolei numa fatia de presunto e coloquei a folha de louro e levei a fritar numa frigideira anti aderente untada com manteiga. Deixei cerca de 3 minutos de cada lado, retirei e coloquei o vinho licoroso (usei Xerez) na frigideira ao lume até reduzir. Verti por cima dos bifes e servi.
Bom apetite!