Curgete recheada com queijo creme


Hoje o jantar teve um sabor especial! Ou melhor, muito especial! Ou melhor ainda, soube extraordinariamente bem! ...Esperem um bocadinho que eu ainda estou em estado de excitação e os adjetivos estão a escapar-me...Já me recompus. Vou recomeçar.
 O jantar de hoje foi divino, esplendido, supremo, notável, excelente, espetacular, sublime, magnifico, supimpa, formidável e estupendamente maravilhoso! Querem saber o porque desta minha excitação em torno de um simples (e é mesmo muito simples!) jantar? Foi a minha filha mais nova, a Camila, que fez!
Pois é, eu só fui para a cozinha, imaginem fazer o quê?! Fotografar tudo para vos mostrar!
Adoro ter os meus filhos de ferias para poderem acontecer estas partilhas, que são tão boas para eles e para mim!

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 courgettes médias
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 200g de queijo creme ou ricota
  • salsa picada e queijo ralado para gratinar
  • O que acrescentámos e o que podem acrescentar mas é opcional: nós acrescentamos 2 cogumelos grandes picados (a Camila adora cogumelos e "a chefe" do dia é que decide...); podem acrescentar pedaços de bacon, fiambre, azeitonas picadas, frutos secos (nozes ou cajus ou pistachos picados,...), milho, enfim ,é usar a imaginação ou não por nada.
  1. Piquei a cebola, o dente de alho e coloquei ao lume com um fio de azeite a refogar. Sim! Fui eu que piquei a cebola e o alho! Não consigo ver a minha filhota a chorar com as cebolas...estragava o jantar. Adiante...
  2. Cortamos as courgettes ao meio e retiramos a polpa com a ajuda de uma colher pequena (tipo café ou chá) e colocamos tudo num recipiente (ver fotos).
  3. Liguei o forno a 200ºC.
  4. Quando a cebola já estava amolecida, juntamos a polpa das courgettes e os cogumelos partidos. Deixamos cozinhar e reduzir, até quase não ter liquido. Em lume alto porque era a Camila que estava a mexer...Ahah, se fosse eu era em lume baixo para não ter de mexer...
  5. Retiramos para uma tigela, misturamos o queijo, envolvemos bem e recheamos as curgetes com a mistura.
  6. Levamos ao forno por 35 minutos. A meio do tempo retiramos e polvilhamos com queijo ralado e salsa picada. No fim do tempo precisei de ligar só a resistência de cima do forno para tostar.




















E é isto, uma refeição ligeira como se quer o jantar, deliciosa, saudável e, como podem ver pelas fotos, até a minha linda filha de 15 anos consegue fazer. E em menos de meia hora!