Arroz (integral) de frango com repolho e cobertura de alheira no forno


Costuma dizer-se que não é fácil agradar a "gregos e troianos" mas com este arroz consegui! Até diria mais, consegui agradar ás duas "faces" de mim mesma, que garanto ser uma tarefa bem mais difícil...De um lado de mim está aquela Sandra que deseja profundamente uma alimentação exemplar; do outro está o lado mais forte, o das tentações...
Então o que é que eu fiz: conhecem o arroz de alheira? Um arroz que é feito com frango e alheira e que é terminado no forno? Esse fabuloso prato, uma verdadeira tentações para mim que adoro alheira, leva alguma alheira no meio, por assim dizer, e outra parte em cima para tostar. O que eu fiz foi um arroz de frango muito saudável e no fim coloquei umas "rodelas" de alheira para irem tostar ao forno e lhe dar um toque diferente, sem com isso prejudicar a saúde ou tornar a refeição proibida para alguns. Cada pessoa irá apenas comer três rodelinhas de alheira ( e se quiser) mas o aroma está lá.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de peito de frango cortado em cubos
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • azeite
  • 3 tomates partidos em cubos
  • 1cenoura partida em cubos
  • 1 tigela de couve lombarda (repolho) partida em tiras finas
  • 1 chávena e meia de arroz integral
  • sal
  • 1 alheira salsa picada
  • 4 chávenas de água que se estiver quente melhor
O que eu me esqueci de pôr e fica lindamente (ahahah, eu preciso muitas vezes deste "espaço"...):
  • 1 lata pequena de milho (coloco ao mesmo tempo que a cenoura)
  • azeitonas cortadas (pus azeitonas apenas no fim para decorar mas já fiz com azeitonas descaroçadas partidas, que coloco antes de ir para a assadeira, e fica muito bem, desta vez esqueci-me de comprar)
  1. Num tacho largo pus a cebola e o alho a refogar num pouco de azeite. Quando já estava mole, e com o lume bem alto, juntei o frango. deixei que dourasse ligeiramente, mexendo para não queimar nem agarrar.
  2. Baixei o lume e juntei a couve, o tomate e a cenoura. Mexi, reguei com uma chávena de água quente e deixei que cozinhasse, agora já em lume médio. É muito rápido.
  3. Acrescentei o arroz, misturei e juntei a restante água. Temperei com sal e deixei o arroz cozinhar em lume médio.
  4. Enquanto o arroz cozinhou, preparei a alheira. Retirei-lhe a pele fazendo um golpe com uma faca em todo o comprimento, coloquei numa tigela e misturei a salsa picada. Se forem fazer esta refeição para mais pessoas não têm necessariamente de comprar alheira a dobrar porque podem juntar pão ralado e salsa que é como eu faço os croquetes de alheira no forno. Aqui eu devia ter feito mas como eramos 4, resolvi não "diluir" a alheira.
  5. Fiz bolinhas com a massa de alheira e salsa e depois achatei em rodelas.
  6. Quando o arroz ficou pronto, passei para uma assadeira pequena, decorei com as rodelas de alheira e levei ao forno, apenas com a resistência de cima ligada, até estar douradinho.










Uma delicia!




0 Comentários