Panquecas de iogurte e morangos






Seja para o pequeno almoço, lanche, para um "bunch" ou jantar leve, ficam sempre bem, são fáceis de fazer e estas são sem farinha nem açúcar!

Para 16 panquequinhas vão precisar de:
(Servi 4 por prato e 3 no meu que como menos - o da foto é o meu, ou seja, esta receita deu para toda a família.)
  • 2 iogurtes (podem ser os que mais gostarem: usei de aroma de morango, mas pode ser de pedaços magro, ativia, ...)
  • 1 banana
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
  • morangos usei cerca de 200g
  • Molho de cacau (chocolate liquido)*ou mel

Coloquei todos os ingredientes num copo alto, á exceção do fermento e triturei com a varinha mágica; juntei o fermento e misturei. Lavei, cortei os pés e laminei os morangos.
Pus uma frigideira anti aderente ao lume (medio) e untei com um fio de azeite. Coloquei pequenas quantidades de massa (cerca de meia concha por panqueca) e inseri pedaços de morango em cima. Quando a massa está toda no estado sólido e vemos pequenas bolinhas, está na hora de virar.

Pressionei com a espátula para que fique dourado do lado dos morangos.






Servi com mais morangos por cima, regado com molho de cacau ou mel.

*Para o chocolate liquido, coloquei num tachinho 1/4 de copo de leite com a mesma quantidade de cacau em pó (1/4 de copo) e uma colher de sopa de mel. Levei ao lume até espessar um pouco (não muito porque fica mais quando arrefece). Assim que tirei do lume, coloquei mais uma colher de sopa de mel e misturei bem. Este é o molho que faço para, por exemplo, os gelados. Dura bastantes dias no frigorifico e ás vezes ponho nas papas de aveia ou nos potes do lanche fora de casa.
O pequeno almoço perfeito para a minha dieta e para a minha vida...


0 Comentários