Frango assado com limão


Simples, delicioso, ótimo para o dia-a-dia ou para partilhar com os amigos. Porque não?

Quem disse que não se serve frango aos convidados?! Depende dos convidados, do frango, do dia em questão e do tempo que temos para cozinhar. Eu preferi dar um frango muito saboroso aos amigos dos meus filhos, do que um pedaço de vitela duro e sem sabor...
Os jovens têm destas coisas, a vida deles está em constante movimento e os planos alteram-se a cada minuto. É mais ou menos assim: -"Para onde vamos estudar hoje?"; -" Pode ser para minha casa."; -"Mama, somos mais 3 para jantar hoje!".
E pronto, lá vou eu a correr ao supermercado e desenrascar o jantar.
Dá-me imenso prazer, porque são jovens, não ligam muito a regras convencionais, apenas gostam de comer bem e diferente.

Para 8 pessoas vão precisar de:
  • 3 frangos
  • tempero para os frangos a gosto - eu usei sal e mistura de especiarias moída na hora (sal e curry), mas pode ser sal e pimenta
  • 2 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 limões
  • folhas de louro (terei usado umas 10) ou alecrim
  • azeite

  1. Pedi no talho para limparem o frango e cortarem em pedaços médios (muito pequenos não fica bonito a assar). Não retirei a pele neste assado, logo, não vou aproveitar o molho; é um assado que se assemelha a frango de churrasco só que com outro sabor.
  2. Liguei o forno a 200ºC.
  3. Coloquei os pedaços de frango no tabuleiro do forno forrado a papel de alumínio, de forma a não estarem sobrepostos. Temperei com sal e a mistura de especiarias.
  4. Cortei as cebolas em meias luas, os alhos em gomos, o limão ás rodelas e lavei as folhas de louro. Espalhei pelo tabuleiro. Reguei com azeite e levei ao forno 50 minutos, virando a meio do tempo duas vezes.
  5. Servi acompanhado com uma salada de alfaces e tomate e arroz branco seco.



Simples e delicioso!