Lombos do cachaço grelhados com maça


Porque é que eu não me limito a fazer a carne grelhada e ando sempre a arranjar "complicações" naquilo que é simples? A resposta também é simples: gosto muito de comer!
Para mim a comida tem de ter sabores e não pode ser só um, simples, a carne grelhada...Se fizer só carne grelhada passado uma hora estou com fome. Diria que tenho de saciar o corpo e a mente.
Nem sempre tenho tempo para coisas complicadas e outras vezes também não tenho em casa ingredientes, por isso, há que puxar pela imaginação...

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 costeletas do cachaço grandes desossadas temperadas*
*Eu temperei com uma mistura de especiarias que já vem pronta com: sal, caril, ervas secas (tomilho, alecrim, curcuma...) e acrescentei canela. Compro no Lidl, chama-se sal e curry, não sei o preço mas será à volta de 1,5€ e dura imenso tempo. Podem fazer o vosso tempero com sal, pimentas que gostem, caril ou açafrão, alecrim, tomilho, funcho, salsa, curcuma e canela ou algumas destas ervas secas, não é necessário todas, só não pode faltar a canela e o açafrão ou caril. No fundo vamos "perfumar" a carne com especiarias que são ótimas para melhorar o metabolismo e aumentam a sensação de saciedade quando estamos a comer.
  • 2 maças
  • 1/2 cebola cortada
  • vinagre q.b.
  1. Temperei a carne como expliquei em cima. Pus uma frigideira anti aderente ao lume e untei com manteiga. Pus os lombos a grelhar, dois a dois, para evitar que a temperatura na frigideira baixe e a carne liberte liquido.
  2. Reservei já na travessa de servir porque é muito rápido. Cortei a maça em gomos enquanto a carne grelhou.
  3. Coloquei a cebola cortada e a maça na frigideira onde esteve a carne e verti um pouco de vinagre para que se soltem os sulcos que estão "presos" na frigideira. Polvilhei um pouco de canela na maça e deixei que ela ganhasse um pouco de cor. São 3 minutos e não é necessário a maça cozinhar para não amolecer.
Coloquei a maça e a cebola por cima da carne e servi, acompanhado de arroz e salada.




A maça é um alimento de calorias negativas. Existem alimentos que nos dão menos energia que aquela que gastamos na sua digestão, ou seja no seu metabolismo. Diz-se então que têm calorias negativas. A maça é um deles e devemos, por este motivo e não só, inclui-la na nossa alimentação. Simples ou cozinhada, fica sempre bem...
Bom apetite!