Bola de carne (uma versão saudável da bola de Lamego)






Nunca tinha feito bola de carne nem era hábito em casa dos meus pais fazer-se. Lembro-me em pequena uma amiga da família fazer uma bola de sardinha maravilhosa e sempre achei que era "coisa cheia de segredos" que nem a minha mãe se atrevia a fazer.
"Desafiada" por uma seguidora, resolvi fazer uma versão saudável da bola que para mim é a mais conhecida, a de Lamego.
Fiz em tamanho XL e levei metade para casa do meu pai para ser comida e testada...no domingo de Ramos.
Aqui a têm, testada e aprovada por toda a família no lanche de domingo de Ramos!
Vão precisar de: (estas quantidades são para uma bola bastante grande, praticamente do tamanho do tabuleiro do forno; se quiserem mais pequeno, ou seja, tamanho de uma assadeira, é só reduzir para metade)
  • 1 kg de farinha para pão de sementes já pronta (usei daquela que se vende no supermercado e que diz na frente da embalagem "farinha para maquina de pão"; esta farinha já vem com fermento, pelo que não é preciso ter essa preocupação) (ver foto à frente)
  • 10 ovos
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 50 ml de azeite
  • 1/2 caneca (120ml) de leite
  • 1 ovo batido
Para o recheio:
  • 500g fiambre de frango
  • 300g mortadela com azeitonas de peru
  • 300g queijo de barra magro
  • Sobra de frango assado (se não tiverem não é por isso que deixam de fazer, basta pôr mais um pouco dos outros ingredientes; eu tinha 2 peitos de frango assados, não era muito para o tamanho da bola, mas não cozinhei frango de propósito para este efeito)
Numa tigela coloquei todos os ingredientes da massa e misturei, primeiro com uma colher e depois bati com as pás em hélice da batedeira. Esta parte é muito importante como sabem, em qualquer massa de pão é importante o amassar. No inicio é uma massa difícil de bater e até notamos a batedeira em "esforço", depois começa a amaciar e faz lembrar a massa do bolo rei. Demora um bocadinho, mas há que ter paciência que o resultado compensa se a massa ficar bem batida.
Depois é tapar com um pano, embrulhar bem e deixar levedar em local quente (já não é difícil nesta altura do ano...).
A minha levedou umas 4 horas e ficou mais do dobro do tamanho!





Enfarinhei a bancada e coloquei lá a massa. Dividi em 3 partes iguais. Com o rolo da massa, estiquei um pouco e coloquei no tabuleiro do forno, também ligeiramente enfarinhado. Já no tabuleiro, estiquei mais com as minhas mãos. Coloquei a primeira camada de recheio, fiambre, mortadela e queijo. Outra camada de massa de pão e outra de recheio, agora com o frango desfiado no fim.
No fim pincelei a massa com o ovo batido e levei ao forno a 180ºC por 1 hora (convém espreitar para ver se não está a queimar em cima ou em baixo).








Para voltar a fazer muito mais vezes!