Lombinho de porco grelhado com molho de laranja e toranja branca




Para mim a laranja é a "namorada" ideal do porco, e não é por serem ambos "redondinhos"...
De facto, acho que combina muito bem daí utilizar tantas vezes esta combinação.
Hoje comprei uma toranja para fazer este molho por duas razões: a primeira é por a toranja ter muito menos açúcar que a laranja, logo mais ácida e amarga, que faz um bom contraste com a carne; o outro era para dar cor, não fosse não ter reparado que era toranja branca e não toranja rosada.
"Aparências" à parte, ficou muito bom. Mas, quando estava a servir, reparei que tinha demasiado molho e que iria ficar muito bem a temperar ou acompanhar a salada. Fiz então aquilo a que acabei de chamar uma "salamolho"!

Este molho pode acompanhar qualquer carne grelhada ou no forno, em especial se ela for mais gorda, como por exemplo, entrecosto grelhado. A toranja, sendo um fruto rico em ácido málico, facilita o processo de digestão e ajuda a eliminar as gorduras saturadas da carne.


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 lombinhos de porco com um total de 750g
  • mistura de especiarias, pimentão doce e um fio de azeite para temperar a carne (pode ser só pimenta, sal, pimentão doce e azeite)
Molho:
  • 1 laranja descascada e cortada em pedaços
  • 1 toranja descascada e cortada em pedaços, de preferência da qualidade rosada (como disse em cima, comprei da branca por engano, não faz grande diferença a não ser no aspeto visual que fica mais colorido)
  • 4 pés de salsa picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 cebola cortada em meia luas
  • sumo de meio limão
  • 1 colher de sobremesa de mel (opcional, eu hoje não usei)
  • azeite e sal q.b.
Acompanhei com espinafres baby e arroz (integral) seco
Numa tigelinha juntei a mistura de especiarias (usei o curry com sal), o pimentão doce e o azeite. Pincelei a carne com esta mistura.

Liguei o forno a 200ºC* e preparei o arroz para estar pronto ao mesmo tempo.
Levei o lume uma frigideira anti aderente e, quando bem quente, pus a carne a dourar de todos os lados. Quanto mais douradinha e bem "selada" estiver, mais tenra vai estar e menos tempo no forno. Passei-a para uma pequena assadeira e coloquei no forno 20 minutos para terminar de cozinhar.
*Se não quiserem ligar o forno, basta cortar a carne em fatias e grelhar na frigideira.

Enquanto a carne esteve no forno, fiz o molho. Numa tigela misturei a salsa picada, o alho picado, a cebola cortada e o sumo de limão. Depois de bem misturado juntei a laranja e a toranja cortadas em pequenos pedaços. Misturei tudo.


Retirei a carne do forno, fatiei e coloquei numa travessa rodeada de espinafres baby. Reguei primeiro a carne com o molho de citrinos e o restante para temperar os espinafres.


Que bom estar de dieta!



0 Comentários