Bombons de amêndoa, uvas passas e tâmaras (saudáveis e com apenas estes 3 ingredientes mais a cobertura de chocolate)






Provavelmente são os bombons mais simples que alguma vez fiz! Têm tanto de simples como de bons, são verdadeiramente irresistíveis e é impossível comer só um. Mas não há problema nenhum em comer mais que um porque também são muito SAUDAVEIS!
Com apenas 3 ingredientes (mais o chocolate da cobertura), podem ser bombons com cobertura de chocolate ou apenas bolinhas de amêndoa e frutas secas ou ainda podem cortar em quadrados e fazer uma espécie de quadradinhos de energéticos.
Foi aí mesmo que me inspirei, numa receita de barras energéticas vegan, que transformei em bombons.

Vão precisar de: (rende cerca de 30)
  • 1 embalagem de 200g de amêndoas cruas com pele
  • 1 embalagem de 200g de uvas passas ou sultanas (usei uvas passas pretas; se usarem das brancas fica mais clarinho)
  • 1 embalagem de 200g de tâmaras secas
Cobertura:
  • 1 tablete de 100g de chocolate preto (70% cacau)
  1. Tirei o caroço ás tâmaras. Num processador de alimentos (usei a picadora) coloquei todos os ingredientes, amêndoa, uvas passas e tâmaras sem caroço. Piquei durante 2 minutos e parei para despegar o que fica agarrado ás paredes. Voltei a ligar e piquei até ter uma "bola" compacta. Demora um pouco e pode haver necessidade de ir parando.
  2. Retirei e fiz bolinhas com essa massa. Convém que sejam feitas logo enquanto a massa está "quente" devido ao movimento de rotação.


Podem ser servidas assim ou fazer a cobertura de bombom, na altura ou posteriormente. Eu não tive tempo de lhes fazer a cobertura na hora e fiz já há noite. Não há problema nenhum.
  1. Para a cobertura de bombom, pus a derreter em banho maria o chocolate partido. Quando já estava em estado liquido, passei os bombons, um a um, pelo chocolate, deixando escorrer, e coloquei em cima de papel vegetal. Mantive o chocolate sempre debaixo da água quente para que se mantenha sempre na mesmo textura liquida, pelo que não aconselho derreter no microondas.




Eu acho que fica giro deixar uma parte do bombom com a massa visível, por isso usei um palito de espetada para os segurar enquanto são mergulhados. Mas podem fazer como gostarem.


Eu sei que o aspeto nõ é o melhor, diria que não é chamativo, mas acreditem que são incríveis!