Bolinhas de coco (com aquafaba)





Cá ando eu outra vez ás voltas com os bolinhos de coco! Como são muito apreciados cá em casa, vou fazendo e mudando uma coisa aqui, outra ali. Estes levaram farinha (de trigo integral) e renderam bastante. Também fiz com a aquafaba (água de cozer grão) em substituição das claras. Não foi por nenhuma razão em especial, apenas porque fiz sopa com grão e aproveitei a água para os bolinhos. Para verem mais sobre a aquafaba carreguem aqui.
Para ficarem com "cara" de Pascoa, derreti um pouco de chocolate em banho maria e fiz uns "fios" por cima, mas podem ficar simples.

Vão precisar de:
  • 1/2 copo de aquafaba (agua de cozer grão)* ou 4 claras de ovo médio
  • 1/2 chávena de açucar mascavado
  • 2 e 1/2 chávena de coco ralado
  • 1/2 chávena de leite
  • 160g de farinha de trigo integral
  • 50g de chocolate preto

*A aquafaba não é mais que água de cozer grão. Sim, aquela que toda a vida desperdiçamos tem exatamente as mesmas características químicas que as claras de ovo e fica em espuma.
O que têm de fazer e escorrer a água de uma lata ou frasco, colocar numa tigela e bater com a batedeira, exatamente como se faz com as claras de ovo.
Se escorrerem uma lata ou frasco vão ver que rende mais ou menos 1/2 copo e é o necessário para esta receita e equivale a mais ou menos 3 claras. grandes  ou 4 pequenas.
Para fazer a aquafaba caseira terão apenas que cozer o grão em água como sempre fizeram. Se quiserem, e é opcional, podem ferver a água sozinha no fim para que fique mais concentrada.
É ainda importante saber e eu própria testei, aqui aplica-se exatamente o mesmo principio que nas claras de ovo: para não deslaçarem coloquem uma colher de sobremesa de açúcar quando estiverem a terminar de bater. O principio químico é o mesmo e os resultados são evidentes. Para estes bolinhos não é necessário vistos irem ao forno.
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  2. Bati a aquafaba até estar em espuma, exatamente da mesma forma que as claras. Juntei o açúcar e bati mais um puco. Juntei o coco e envolvi bem. Acrescentei o leite e misturei. Agora convém mexerem na vossa massa e irem juntando a farinha aos poucos. Isto porque eu já fiz com mais e com menos farinha. Temos de obter uma massa que, ao apertar não se esfarele e consiga estar em forma de bola. Não é necessário estar firme, porque senão ficam muito duros depois de cozidos, apenas é necessário que se "segure" em forma de bola. Não deve variar muito entre as 140g e as 170g.(ver a foto)
  3. Fiz as bolinhas e coloquei no tabuleiro. Levei ao forno por meia hora.
  4. Retirei, deixei arrefecer e pus o chocolate partido a derreter em banho maria (pode ser no microondas). Passei "fios" de chocolate em estado liquido e com a ajuda de um garfo, por cima dos bolinhos.









A minha tentação da Pascoa!