Bolachas de aveia, amêndoa, figos e tâmaras e Bolachas de aveia, coco e mel


Duas receitas diferentes, igualmente deliciosas, nutritivas, uma excelente opção para levar para fora de casa e comer nos "snacks" da manhã ou do meio da tarde. Estas duas receitas são as que faço especialmente para os meus filhos, seja para o mais velho levar para a faculdade (gosta mais da segunda receita), seja para a Camila levar para o colégio, que prefere a primeira receita.
As primeiras não têm açúcar nem gorduras adicionadas, contando apenas com o açúcar natural das tâmaras e dos figos e a gordura natural das amêndoas, sendo por isso as minhas preferidas. As segundas são mais calóricas, é uma receita que rende bastante, gosto de as fazer porque duram mais tempo, sem ficarem moles, que as primeiras.


Vão precisar de:
-250g de amêndoas peladas
-10 figos secos
-12 tâmaras secas (sem caroço)...
-10 a 12 colheres de sopa de flocos de aveia


Pus as amêndoas e os figos a demolhar, cobertos com água, durante cerca e 2 horas. Juntei as tâmaras e deixe mais uns minutos. Coloquei no processador de alimentos e triturei, juntando a água aos poucos até ter uma massa (terei juntado cerca de 100ml de água de demolhar). Passei para uma tigela e juntei a aveia. A quantidade pode variar, dependendo se a massa está mais ou menos densa, mas no fim tem de estar uma massa perfeitamente moldável mas mãos. 

Liguei o forno a 180ºC, forrei o tabuleiro com papel vegetal, fiz bolinhas com as minhas mãos, achatei-as e levei ao forno até estarem douradinhas. No fim polvilhei com canela mas é opcional.






 








Bolacha de aveia, coco e mel


Vão precisar de:
125 de farinha (usei integral)
150g de açúcar mascavado ou amarelo
200g de coco ralado
200g de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de mel
80g de manteiga magra
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de óleo (usei de coco, mas pode ser qualquer um ou até não pôr)


Misturei 1º todos os ingredientes sólidos. Pus a manteiga e o mel no microondas a amolecer. Juntei aos sólidos e acrescentei os restantes ingredientes. Com as minhas mãos fiz bolinhas, achatei-as e levei ao forno, pré-aquecido a 180ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal, até estarem douradinhas. Não se esqueçam do bicarbonato de sódio, porque é ele que as vai por "loirinhas".

0 Comentários