Favada de entrecosto (sem enchidos)





Porque não comer estes sabores tão portugueses descontraidamente, sem estar a pensar no mal que faz?
Eu preocupo-me com a alimentação que faço e que dou aos meus filhos, mas não prescindo de determinados sabores e faço questão que os meus filhos também os conheçam. Sempre que faço um prato como este, que me trás lembranças da minha infância, conto-lhes alguma historia para que também eles saibam o que é tradição.
Por outro lado, oriento a nossa alimentação pela pirâmide dos alimentos e os enchidos são, para mim, um dos frutos proibidos. Lá vai uma alheirazinha para rechear qualquer coisa...ou umas tirinhas de bacon para dar um ar de graça...e chega!
Neste prato é facílimo retirar os enchidos, porque o que dá sabor à carne é a marinada e depois é só por um pouco de pimento fresco para fazer sobressair o sabor das favas.
Ficou fantástico e ninguém sequer se lembra dos enchidos!
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 1,5 kg de entrecosto carnudo partido em pedaços pequenos
  • 1 colher de sobremesa de massa de pimentão
  • 3 dentes de alho picados
  • 6 folhas de louro
  • 1 copo de vinho tinto de boa qualidade
  • sal
  • 1 cebola
  • azeite
  • 1 fatia de bacon partida em cubinhos
  • 1 pimento vermelho
  • 200g de favas (usei congeladas)

Temperei a carne com o alho picado, a massa de pimentão, as folhas de louro partidas, sal e o vinho tinto. Mexi bem e deixei marinar de um dia para o outro. Esta marinada deve mesmo ser prolongada se não vamos por os enchidos. O vinho tinto vai transmitir um sabor idêntico ao que a morcela transmite.
No dia seguinte parti a cebola para um tacho grande e pus a refogar com azeite e o bacon. Quando já estava macio acrescentei a carne. Com lume forte e mexendo, "fritei" a carne até não ver cor de carne fresca. Juntei a marinada, baixei o lume e deixei cozinhar lentamente (se acharem necessário, juntem um pouco de vinho branco). Passado meia hora juntei o pimento partido em cubos e, quando estes começaram a amolecer, acrescentei as favas.
Deixei que as favas cozinhassem em lume alto para apurar bem e servi.





Todo o sabor sem culpas!



0 Comentários