Entremeada com osso ao Sal com Batata a murro e Grelos


Depois de duas tentativas, há terceira foi de vez!
Esta foi a terceira vez que fiz este prato, desta vez sem seguir uma receita, mas sim o meu instinto. Não que as outras duas tenham corrido mal, mas tive o forno ligado a manhã toda e queria evitar tanto gosto de energia.
Há algum tempo atrás, comi num conhecido restaurante entremeada ao sal servida com molho de leitão. Gostei imenso e perguntei como se fazia, não esperando que me dessem tantos pormenores. Mas deram e eu "repliquei" tudo que me tinha sido dito logo uns dias depois. Não me chama-se eu Sandra Nereu, se não tivesse inventado qualquer coisa...Nesse dia foi um molho, ou seja, fiz molho de leitão e um outro de cravinho. Estava bom. Resolvi repetir a proeza mas dessa vez fiz uma pesquisa na net. Não alterei muito em relação à primeira: meio quilo de sal na assadeira, a entremeada em cima, mais meio quilo de sal, apenas com a diferença de ter feito uns golpes em xadrez no courato e alterado a forma e tempo de assadura.
Queria repetir e já tinha decidido que seria hoje. Comprei entremeada com osso, pedi para darem uns cortes na zona do osso mantendo o courato intacto, numa tentativa de diminuir o tempo de forno; temperei a carne, o que não acontece na maioria das receitas ( fez a diferença!) e também mudei a forma de assar; fiz um molho "fresco" para acompanhar de forma a reduzir o sabor que sempre fica nas carnes gordas.
Convido-vos a lerem e verem as fotos que vale a pena.

Para 5/6 pessoas vão precisar de:
  •  2,5 kg de entremeada (com ou sem osso) inteira com courato
  • piripiri  (usei da Incopil)
  • sumo de 1 limão
  • 1 kg de sal

  • 1 kg de batatas pequenas para assar
  • 1 molho de grelos

  • Molho: 2 dentes de alho picadinho, 1 colher de sobremesa de orégãos, 1 colher de sobremesa de tomilho, azeite, sumo de 1 limão, duas tirinhas de pimento partidas miudinho ou pimenta vermelha ou salsa picadinha.

Pedi no talho para me fazerem cortes no sentido do osso, deixando o courato intacto. Temperei a carne com piripiri e sumo de limão. Esfreguei entre os cortes. Atei de forma a fechar bem a carne. Deixei ficar assim durante a noite (não acho que seja necessário, apenas me deu jeito deixar temperado de véspera).



De manhã liguei o forno no máximo (240- 250ºC). Retirei a carne da assadeira por instantes e verti meio quilo de sal no fundo. Pus a carne em cima com o courato para baixo. Lavei as batatas e espetei-as com o garfo (faço sempre isto quando vou assar as batatas com a pele a alta temperatura porque já me aconteceu rebentarem). Coloquei ao lado do entrecosto.



Levei ao forno por meia hora. Ao fim desse tempo estava assim:
Virei a carne e retirei o fio e verti o restante meio quilo de sal por cima. Foi ao forno mais meia hora.

Retirei e estava assim:

Não sei se conseguem ver, mas o sal está completamente empapado de gordura, mais ainda que das outras vezes que fiz e com uma carne ligeiramente mais magra.
Retirei as batatas, baixei a temperatura do forno para 180ºC e mantive no forno até há hora de servir (esteve mais uma hora no forno). Vão ver que o forno só vai voltar a ligar as resistências passado bastante tempo, vistos que estava bastante quente, a assadeira está quente, os ingredientes também, logo, aproveitei todo o calor que dei inicialmente ao forno.










Entretanto arranjei os grelos e pus a cozer em água temperada com sal. Fiz o molho, colocando numa tigelinha todos os ingredientes.
Amassei as batatas, que entretanto tinham ido para dentro do forno para não ficarem frias, e servi.
O molho foi à parte mas reguei a carne com um bocadinho antes de servir.





Bom apetite e bom carnaval!