Peito de Frango com Salada de Morangos e queijo feta





Uma salada não tem de ser aborrecida muito menos o peito de frango grelhado!
Este fim de semana os morangos tiveram em força na minha cozinha A razão é simples: estiveram em promoção na frutaria da vila onde vivo e eu comprei 2 kg. Muito, não é? Sim, é muito porque é uma fruta que se estraga num abrir e fechar de olhos! A não ser que...se congele!
É sempre isso que faço! Lavo, parto em pedaços e congelo em saquinhos. Simples!
Os morangos congelados dão para inúmeras utilizações. Por exemplo, eu fiz esta salada, um cheesecake, papas de aveia, uma sobremesa de gelatina e ainda tenho alguns no congelador para os parfait no pote, tudo feito com os morangos congelados.


*Esta salada fica bem com outras frutas, por exemplo: laranja cortada em cubos (não em gomos porque é para libertar sumo), kiwi, ameixa, pêssego,...
*O queijo também pode ser outro, por exemplo: com uma colher de café fazer bolinhas de queijo creme (tipo philadelfia ), pedacinhos de mozarela fresca, pedacinhos de cheddar, de flamengo, ...
*O prato da foto foi o meu, o da minha filha e do meu marido também tinha arroz.

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 peitos de frango pequenos e ligeiramente batidos se forem muito altos
  • sal, azeite e pimentão doce para temperar o frango
  • 100g de espinafres baby
  • 6 folhas de alface roxa
  • 1/2 cebola
  • uma tigela de morangos partidos (cerca de 150g)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • sal
  • 1 colher de sobremesa de tomilho seco
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 50g de queijo feta

Numa tigela coloquei os morangos (como já disse em cima estavam congelados) e adicionei o azeite, o vinagre, sal, tomilho e o mel. Mexi e deixei marinar meia hora. Os morangos vão descongelar rapidamente e vão libertar o seu sumo, tal como acontece quando lhes colocamos açúcar.

Temperei o frango com um fio de azeite, sal e pimentão doce.
Lavei os espinafres e alface, cortei a alface e espalhei numa tigela. Cortei a cebola e espalhei. Reguei com a marinada de morangos e mexi. Esfarelei o queijo por cima e envolvi tudo.



Levei os bifes a grelhar numa frigideira por cerca de 3 minutos de cada lado em lume alto. Reduzi para o mínimo (potencia 3 na minha placa de vitrocerâmica) e deixei cozinhar mais um pouco. Se tiverem pressa, retirem-nos para um prato, deem golpes conforme podem ver na foto e voltem a pôr na frigideira mais um minuto.


Servi a salada com o frango e arroz branco.

0 Comentários