Cheesecake de morango (sem açúcar, natas, nem manteiga)




Se eu disser pela milésima vez que adoro cheesecake vão chatear-se comigo? Espero que não, porque eu vou mesmo dizer: Adoro cheesecake!
Domingo devia ser o dia do cheesecake! Sim, porque um dia por ano não chegaria...coitadinho dele e de mim! Para o cheesecake tem de ser um dia por semana! Assim eu vivia feliz para sempre...
Este foi feito á "pressão" e confesso aqui que nem era para ser publicado (vamos ver se ainda me lembro das quantidades que coloquei...). Na realidade estava, mais uma vez, com apetite desta maravilha e, como tinha comprado morangos em promoção, não resisti e fiz um. Só tinha uma embalagem de queijo creme e ficou mais "baixinho" mas delicioso.


*Para fazer um bolo maior, basta dobrar a quantidade de queijo creme (para 400g), de iogurte (para 4) e pôr 6 folhas de gelatina. A base é a mesma e a cobertura também. Os morangos que ponho no recheio também são os mesmo e podem nem pôr; eu gosto de por um bocadinho mas não tenho quantidade certa, é apenas para dar um pouco de cor e sabor a morango ao creme de queijo.

*Outra possibilidade para fazer uma maior quantidade é usar banana congelada. Cortar a banana em rodelas e congelar por no mínimo 5 horas. Colocar assim congelada numa picadora e ligar. Inicialmente fica tipo um granulado. Pare e raspe o que está agarrado ás paredes da picadora. Continue a bater e vai ter um creme muito macio esbranquiçado. Pode juntar esse crene à mistura de morangos e queijo quando estiver a fazer a cobertura.

Vão precisar de:
Base:
  • 1/2 pacote de bolachas de aveia (200g)
  • 2 colheres de sopa de leite
Piquei as bolachas e juntei o leite. Amassei bem e distribuí esta massa por uma forma de aro amovível forrada com papel vegetal.

Recheio:
  • 1 embalagem de queijo creme light (tipo philadelfia) 200g
  • 2 iogurtes de aroma de morango
  • 1 colher de sopa de mel
  • cerca de 150g de morangos (podem estar congelados ou frescos)
  • 4 folhas de gelatina
Pus a gelatina a hidratar em água alguns minutos. Quando estava mole, escorri e derreti uns segundos ni microondas. Triturei os morangos com a varinha mágica e juntei a gelatina.
Há mistura anterior de morangos, acrescentei o queijo e os iogurtes.
Verti este preparado por cima da base e levei ao frigorifico até endurecer.

Cobertura:
  • 150g de morangos (congelados ou frescos; eu costumo comprar quando estão em promoção, lavo, coto e congelo)
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 ou 2 folhas de gelatina, consoante queiram a "escorrer" ou firme. Aqui tem 2.
Pus ao lume os morangos partidos com o vinho. Deixei cozinhar em lume brando até estarem a desfazer-se.
Demolhei a gelatina em água e, quando estava perfeitamente hidratada e mole, levei uns segundos ao microonadas a derreter. Juntei ao preparado de morango e vinho. Deixei arrefecer um pouco e verti por cima da cobertura.

Uma verdadeira delicia saudável!