Bolo de Chocolate saudável (textura de pudim) sem farinha, manteiga e com açúcar mascavado



Mais uma experiencia de bolo de chocolate saudável! Pois é, parece que não me canso de fazer destes bolos. Afinal, quem é que se cansa de bolo de chocolate? Há que ir fazendo diferente, sempre o mais saudável possível, não é?
Nesta receita era suposto usar a biomassa de banana verde. Acabei por não encontrar bananas verdes e arranjar uma alternativa, o queijo creme, que correu lindamente.
A biomassa de banana verde consiste numa preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Tem inúmeros benefícios para a saúde: controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas culinárias. Substitui em boa parte das receitas o óleo, maionese, natas e qualquer outro espessante e não altera o sabor ou interfere no sabor do prato.
Para fazer este preparado é muito importante que as bananas estejam verdes, bem verdes, para não terem qualquer sabor nem conferirem o seu sabor ás receitas onde vamos utilizar.
Fazer a biomassa de banana verde:
Lavar as bananas e por a cozer com a casca, se possível na panela de pressão que é mais rápido (10 minutos na panela de pressão; 45 na normal). Escorrer e com a ajuda de um garfo e uma faca, abrir a casca, retirar a banana e triturar. Pontos importantes para resultar bem: as bananas têm de estar bem verdes, a casca não deve ter aberturas e tem de ser triturada quente.
Para verem fotos e mais explicações carregar aqui.

Vão precisar de:
  • 200g de queijo creme (pode ser substituído pela mesma quantidade de biomassa de banana verde, e encontram a explicação na introdução; ontem não encontrei bananas verdes e fiz com o queijo creme)
  • 1 maça descascada e partida em pedaços pequenos ou ralada
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de açucar mascavado ou outro tipo de adoçante
  • 1/2 chávena de leite de coco (tanto o queijo creme como o leite de coco usei de marca branca)
  • 5 colheres de sopa de cacau
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 5 quadrados de chocolate preto partidos ao meio (opcional)

Numa picadora (ou com a varinha mágica desde que a maça fique bem triturada), bati o queijo, a maça, os ovos, o açúcar e o leite de coco até estar uma mistura relativamente liquida.
Numa tigela misturei o cacau com o fermento, juntei o preparado anterior e misturei.
Liguei o forno a 200ºC, untei uma forma e polvilhei-a com cacau.
Verti a massa (é liquida) e inseri nela os pedacinhos de chocolate partido. Levei a assar por cerca de 30 minutos (espetar o palito pois os fornos não são todos iguais).
Deixei arrefecer um pouco, desformei e polvilhei com coco.





É importante que percebam que, quando fazemos grandes alterações na estrutura dum bolo, não podemos querer que ela seja igual a um bolo tradicional. Não é. Eu gosto, mas é diferente de um bolo com farinha!