Surpreendentemente simples, económico e delicioso, este bacalhau com batata doce nem sequer foi imaginado antes...
Á noite pus bacalhau a descongelar para o dia seguinte, sem sequer reparar bem que tipo de postas eram (costumo pedir no supermercado para partirem o bacalhau, demolho todo junto e congelo em "grupos" de postas de acordo com a utilidade que lhe vou dar). De manhã reparei que eram rabo e asas e cabeça, o que uso em pratos de bacalhau desfiado. Dei a volta á cabeça para decidir a refeição a fazer e, ou não tinha ingredientes para fazer ou não tinha tempo. Acabou por surgir esta maravilha!
Para 3 pessoas vão precisar de:
-3 batatas doce médias
-3 postas de bacalhau pequenas demolhadas
-1 cebola grande
-1 pimento vermelho
-3 dentes de alho
-azeite
-tomilho seco
-sal
- Comecei por cozer o bacalhau para dar tempo de arrefecer antes de desfiar.
- Lavei as batatas e raspei-as.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Cortei ás rodelas não muito grossas mas também não para fazer batata frita...e pus numa assadeira, com espaço suficiente para depois colocar o bacalhau. As rodelas de batata devem estar bem espalhadas, logo não vai haver problema, o bacalhau vai caber!
- Temperei com sal, tomilho e reguei com azeite.
- Levei ao forno a assar por cerca de 25 minutos, virando de vez em quando para que não sequem e irem ficando sempre em contacto com o azeite.
- Entretanto parti a cebola em meias luas, piquei os alhos e cortei os pimentos em tiras. Pus tudo a refogar e, quando estava macio, desliguei o lume e polvilhei com tomilho.
- Retirei a assadeira do forno, acomodei as rodelas para os lados e coloquei o bacalhau em lascas no meio, de forma a estar em contacto com aquele azeite que é muito perfumado. espalhei a cebola de pimento por cima e servi.
- Tão simples, tão saudável, tão bom!