Pá de porco no tacho com Laranja




Não é meu habito comprar carne embalada, mas ontem aconteceu, o que presumo aconteça a muitos de vocês, esquecer-me de por alguma coisa a descongelar e estar uma fila enorme no talho. Trouxe um pedaço de pá de porco (limpinha de gordura) com 600g e resolvi faze-la no tacho, porque acho um desperdício de energia ligar o forno para assar um pedaço tão pequeno. Depois foi só inventar e incluir o que o meu quintal me dá nesta altura do ano: laranjas!

Não posso deixar de falar aqui algo que me tem incomodado nos últimos tempos, que é o facto de vários sites de comida saudável nunca incluírem a carne de porco.
Pois bem, uma alimentação saudável é uma alimentação diversificada!
A dieta mediterrânea é saudável, sempre foi e inclui a carne de porco!
Nada de mal tem a carne de porco, desde que comida com moderação e escolher as partes mais magras e limpas de gorduras. Cozinha-la com azeite e temperá-la com as nossas ervas aromáticas, alho e cebola e esquecer os enchidos que infelizmente são pouco recomendados.
As carnes vermelhas, porco, vitela, (...), só devem ser consumidas 2 a 3 vezes por semana e é isso que faço em minha casa, tendo como orientação a pirâmide dos alimentos!
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 600g de pá de porco sem osso e limpa de gordura
  • 2 laranjas (sumo, raspa de 1 e meia; a meia restante em rodelas para a decoração)
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa rasa de massa de pimentão
  • 1 colher de sobremesa de alecrim seco
  • 1 colher de sobremesa de tomilho seco
  • azeite
  • 1 copo de vinho branco
*arroz branco e esparregado para acompanhar

Comecei por temperar a carne com o alho picado, a massa de pimentão, o alecrim, o tomilho e a raspa de 1 laranja. Esfreguei bem e deixei marinar. (Se for possível deixem de um dia para o outro.)


Retirei a marinada para uma tigela e pus um fio de azeite no tacho a aquecer. Quando quente, coloquei a carne para alourar. O lume deve estar alto e, se não quiserem sujar o fogão, tapem e retirem do lume no momento de virar.
Juntei o vinho à marinada e adicionei-a à carne. Deixei cozinhar em lume médio por 1 hora. Se estiver a ficar sem liquido, é só acrescentar um pouco de água ou vinho branco.




Entretanto preparei o acompanhamento. Fiz arroz branco e esparregado.
Para o esparregado, usei do congelado. Pus ao lume um tachinho com um fio de azeite e uma colher de chá de massa de alho (pode ser 1 dente de alho picado). Quando quente, adicionei o esparregado congelado e meio copo de vinagre. Em lume médio e mexendo de vez em quando, deixei que descongelasse e cozinhasse.
Retirei a carne do tacho e parti em fatias. Cortei a restante laranja em rodelas e depois em meias luas.
Servi as fatias de carne intercaladas com a laranja, o arroz e o esparregado.

Simples, económico e muito saboroso!


0 Comentários