Hoje estou realmente feliz com o resultado desta receita e faço questão de partilhar aqui tudo.
Há algum tempo que andava para experimentar uma receita de bombons brigadeiros de nutella que vi num site inglês. Na altura achei interessante e, como é meu habito, passei para um papel para não perder. Defeito ou virtude minha, não descanso enquanto não experimento.
Esta não foi bem assim. Quase todos os dias, já de há mais de um mês para cá, passava os olhos por ela mas tinha um problema: ingredientes que, não só não encontro por aqui perto, logo teria de encomendar, como também são muito caros. Este é um problema comum a muitas receitas e, ou vejo logo se consigo alterar esses ingredientes, ou já nem a passo para o papel.
Ontem resolvi-me! Analisei bem e resolvi arriscar! Hoje, na hora do almoço, meti mãos há obra! Sim, foi na hora do almoço porque não demora nem 5 minutos. Deixei a arrefecer durante tarde e quando cheguei fiz as bolinhas.
Não vos dar muitas mais explicações, porque tenho a certeza que irão ser vocês, quando experimentarem, a dar-me as melhores "palavras" para descrever.
Já fiz muitos bombons e brigadeiros, várias receitas, algumas que já partilhei aqui convosco e, no fim, digo sempre o mesmo: "Terá valido a pena tanto trabalho, tanto tempo perdido, tanto dinheiro gasto?..." Quase sempre chego à conclusão que não, até hoje. De facto vale a pena fazer estes bombons, pelo seu sabor simples e único que fica entre o chocolate e a nutella, pelo tempo que perdi que foi de facto muito pouco e também porque o custo não é nada de mais.
Espreitem as dicas /conselhos no fim que me parece interessante.
Vão precisar de:
- 150 g de chocolate preto
- 3 colheres de sopa de azeite ou óleo (óleo de coco, de amêndoa, de avelã)
- 1 colher de sopa de mel
- 3 colheres de sopa bem cheias de creme de avelãs e cacau (Nutella ou creme de avelãs e cacau sem açúcar adicionado e sem glúten - foto no fim)
- Coco ralado para cobrir
- Parti o chocolate em pedaços pequenos com uma faca (vejam a foto). Passei para uma tigela e acrescentei os restantes ingredientes, á exceção do coco. Levei ao microondas por 1 minuto, parando a cada 20 segundos para mexer. É fácil, marquei 1 minuto, parei sem desmarcar ao fim dos 20 segundos, retirei, mexi e voltei a pôr; repeti duas vezes.
- Espalhei o creme numa travessa. Pode ser um prato, desde que dê para ficar minimamente espalhado. Tapei com pelicula aderente e deixei arrefecer (inicialmente pus no frigorifico, depois tirei e deixei ficar à temperatura ambiente).
- *Se quiserem que seja rápido, podem por no frigorifico, o importante é ficar com uma consistência parecida com plasticina.
- Retirei a pelicula e, com a ajuda duma colher de fazer bolas de meloa (ou uma pequena de servir gelado), fiz bolinhas. É exatamente como se tivéssemos a servir gelado, ou seja, deslizar a colher até ela encher. Retirei para as minhas mãos e aperfeiçoei em bolinhas, como se estivesse a fazer bolas de plasticina. Vão ver que não agarra ás mãos nem fica nada no recipiente onde esteve.
- Passei por coco e estão prontos!
Dicas / conselhos:
*podem usar um creme de avelãs e cacau sem açúcar adicionado e sem glúten. Fica aqui uma foto para mais facilmente encontrarem no supermercado.
*se quiserem uma textura mais brigadeiro, ou seja, mais mole, usem chocolate de leite em vez de negro ou ainda 100g de chocolate negro e 50g de leite. e mantenham no frigorifico cerca de uma hora antes de formarem as bolinhas.
* para a cobertura podem usar as que são habituais nos brigadeiros (chocolate granulada, granulado colorido, amêndoa laminada;...); a minha sugestão é de avelã picada que será o que vou por na próxima vez que fizer.