Eu hoje fiz os meus bifes de peru com este fantástico molho embora me tenha faltado um pormenor que para mim faz toda diferença: um cálice de vinho do Porto no fim. Não tinha nenhuma garrafa aberta e o meu marido não estava em casa, logo, foi mesmo assim e não arrisquei noutro vinho (estou convencida que vinho da Madeira também ficará muito bem).
Vou acrescentar este pormenor nos ingredientes.
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 660g de bifes de peru (temperados ou não)
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de farinha (usei integral)
- 1 caldo de galinha ou carnes (tipo Knorr) diluído em 3/4 de copo de água quente
- vinho branco para refrescar
- 2 pés de salsa picada
- Habitualmente grelho os bifes e depois, na mesma frigideira, faço o molho. Hoje não foi assim, o tempo era pouco e fiz as duas coisas aos mesmo tempo. Vou então descrever o molho. Os bifes foram grelhados numa frigideira untada com manteiga.
- Pus o azeite ao lume e, quando quente, juntei a cebola. Deixei refogar até estar macia e juntei os cogumelos e o alho que cozinharam por breves minutos. Refresquei com um pouco de vinho branco e salpiquei com a farinha. Mexi e juntei o caldo de galinha diluído. Depois é só deixar ao lume até estar na consistência que gostam. O meu hoje estava um pouco grosso demais para o meu gostou, também porque lhe faltou o vinho do Porto que recomendo pôr (ou um equivalente) e deixar levantar fervura se houver crianças em casa. Adicionei a salsa picada e envolvi.
- Está pronto e é só servir por cima dos bifes.
Acompanhei com arroz branco e salada de rúcula e tomate.
Um molho saudável que acompanha bem qualquer carne grelhada.
0 Comentários