Bifes de peru com molho de cogumelos (sem natas)




Ultimamente tenho a sensação que o molho de cogumelos aparece sempre feito com natas. Onde quer que vou e há bifinhos com molho de cogumelos, lá vem o molho de natas. Nada contra mas, para quem não sabe, o molho de cogumelos não é um molho de natas.
Eu hoje fiz os meus bifes de peru com este fantástico molho embora me tenha faltado um pormenor que para mim faz toda  diferença: um cálice de vinho do Porto no fim. Não tinha nenhuma garrafa aberta e o meu marido não estava em casa, logo, foi mesmo assim e não arrisquei noutro vinho (estou convencida que vinho da Madeira também ficará muito bem).
Vou acrescentar este pormenor nos ingredientes.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 660g de bifes de peru (temperados ou não)
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata pequena de cogumelos laminados
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de farinha (usei integral)
  • 1 caldo de galinha ou carnes (tipo Knorr) diluído em 3/4 de copo de água quente
  • vinho branco para refrescar
  • 2 pés de salsa picada
* como disse em cima, costumo terminar o molho com 1/2 cálice de vinho do Porto; hoje não pus mas fica a dica.

  1. Habitualmente grelho os bifes e depois, na mesma frigideira, faço o molho. Hoje não foi assim, o tempo era pouco e fiz as duas coisas aos mesmo tempo. Vou então descrever o molho. Os bifes foram grelhados numa frigideira untada com manteiga.
  2. Pus o azeite ao lume e, quando quente, juntei a cebola. Deixei refogar até estar macia e juntei os cogumelos e o alho que cozinharam por breves minutos. Refresquei com um pouco de vinho branco e salpiquei com a farinha. Mexi e juntei o caldo de galinha diluído. Depois é só deixar ao lume até estar na consistência que gostam. O meu hoje estava um pouco grosso demais para o meu gostou, também porque lhe faltou o vinho do Porto que recomendo pôr (ou um equivalente) e deixar levantar fervura se houver crianças em casa. Adicionei a salsa picada e envolvi.
  3. Está pronto e é só servir por cima dos bifes.








Acompanhei com arroz branco e salada de rúcula e tomate.

Um molho saudável que acompanha bem qualquer carne grelhada.


0 Comentários