Inspirei-me numa receita de pão de banana para o fazer, por isso, inicialmente não era doce (ou muito pouco doce). Quero com isto dizer que pode ser feito sem a cobertura de maça (base quando estamos a fazer) e ainda podem retirar o mel dos ingredientes. Fica muito saboroso mas mais parecido com pão do que com bolo.
Naturalmente que tem uma textura diferente de um bolo feito com farinha de trigo, até porque não há nenhuma farinha que se assemelhe a ela; a de arroz aproxima-se mas não tem a mesma elasticidade. Quem não está habituado a este tipo de ingredientes, não estranhe a textura: é mais húmido, quase "esponjoso".
Vão precisar de:
- 2 bananas maduras
- 3 maças pequenas (usei das mais pequenas e baratas que normalmente são as mais doces e as melhores para as sobremesas)
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de mel bem cheias
- 1 colher de sopa de canela (opcional)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Calda ou caramelo exterior: 6 colheres de sopa de açúcar (usei mascavado) e 6 colheres de sopa de água
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Na forma onde fiz o bolo, coloquei o açúcar mascavado e a água. Levei ao lume médio. Na minha placa de vitrocerâmica coloquei no 5 (vai de 0 a 9). Deixei ficar até ter uma calda densa.
Descasquei duas maças e retirei o caroço. Cortei em fatias conforme podem ver na foto.
Fui fazer a massa, vigiando o caramelo que está ao lume.
Na picadora (ou liquidificadora), juntei todos os restantes ingredientes (a maça restante descascada e sem caroço e as bananas descascadas) e triturei bem. Fui parando para desagarrar das paredes. Fica uma massa densa.
Entretanto a calda já estava pronta, espalhei-a pela forma e dispus as rodelas de maça, primeiro na base e depois nos lados.
Verti a massa e levei ao forno por cerca de 25 minutos. (convém vigiar e ver se está cozido, porque como sabem os fornos não são todos iguais).
Vai baixar bastante de volume quando sai do forno, normalíssimo neste tipo de farinha.
Deixei arrefecer antes de desformar.
Uma delicia para comer a qualquer hora do dia, sem culpas!
0 Comentários