Os bifes de atum funcionam como um bife de vitela mas, atenção, bife de atum não é sushi e tem de ser bem cozinhado, ou seja, como num bife de vitela não pode estar demasiado tempo ao lume porque fica seco e duro, mas também não pode ficar cru.
Este molho é quase igual a um outro que já aqui mostrei, mas desta vez fiz com iogurte e foi mais rápido ( 2 ou 3 minutos e estava pronto). É importante saber que quando fazemos um molho com iogurte, e ao contrário dos molhos feitos com natas, o iogurte é a ultima coisa a pôr e não deve estar muito tempo ao lume, muito menos ferver, porque vai ficar cada vez mais liquido.
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 4 bifes de atum (frescos ou congelados)
- sumo de limão
- 1 colher de chá de Tempero completo Flor das Hortas (opcional)
- 2 dentes de alho
- azeite
- salsa (uns 10 pés)
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 iogurte natural
- puré e grelos cozidos para acompanhar
- Temperei os bifes com sumo de limão e o tempero completo. Habitualmente só tempero com limão e uma pitada de sal, hoje resolvi mudar um pouco. Temperei quando os trouxe para casa e ficaram de um dia para o outro mas basta meia hora.
- Preparei o puré e os grelos. O puré hoje foi do instantâneo.
- Para o molho, piquei o alho e pus ao lume com o azeite, quando estava a ferver, juntei a polpa de tomate. Deixei ferver novamente e acrescentei a salsa. Ferveu mais um minuto, baixei o lume e adicionei o iogurte. Misturei e desliguei o lume. Como já disse em cima, não podemos ter o iogurte ao lume muito tempo nem deixar ferver. Quanto mais tempo está ao lume, mais liquido fica, ou seja, funciona ao contrario das natas. Eu desligo o lume logo que ele está misturado nos outros ingredientes.
- Com tudo pronto, foi só grelhar os bifes. Também como já disse em cima, estes bifes não devem ser passados demais para que não fiquem secos, mas também não é sushi e não pode ser comido cru. Cerca de 3 minutos de cada lado em lume forte.
- Retirei e servi os bifes regados com o molho.
0 Comentários