Bifes de Atum com molho de alho, salsa, tomate e iogurte





Já repararam que eu faço muitas vezes bifes de atum, não é? São muito práticos e há variadíssimos molhos que ficam bem. São é um bocadinho caros, especialmente os frescos, por isso aproveito sempre que estão em promoção.
Os bifes de atum funcionam como um bife de vitela mas, atenção, bife de atum não é sushi e tem de ser bem cozinhado, ou seja, como num bife de vitela não pode estar demasiado tempo ao lume porque fica seco e duro, mas também não pode ficar cru.
Este molho é quase igual a um outro que já aqui mostrei, mas desta vez fiz com iogurte e foi mais rápido ( 2 ou 3 minutos e estava pronto). É importante saber que quando fazemos um molho com iogurte, e ao contrário dos molhos feitos com natas, o iogurte é a ultima coisa a pôr e não deve estar muito tempo ao lume, muito menos ferver, porque vai ficar cada vez mais liquido.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 bifes de atum (frescos ou congelados)
  • sumo de limão
  • 1 colher de chá de Tempero completo Flor das Hortas (opcional)
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • salsa (uns 10 pés)
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 iogurte natural
  • puré e grelos cozidos para acompanhar

  1. Temperei os bifes com sumo de limão e o tempero completo. Habitualmente só tempero com limão e uma pitada de sal, hoje resolvi mudar um pouco. Temperei quando os trouxe para casa e ficaram de um dia para o outro mas basta meia hora.
  2. Preparei o puré e os grelos. O puré hoje foi do instantâneo.
  3. Para o molho, piquei o alho e pus ao lume com o azeite, quando estava a ferver, juntei a polpa de tomate. Deixei ferver novamente e acrescentei a salsa. Ferveu mais um minuto, baixei o lume e adicionei o iogurte. Misturei e desliguei o lume. Como já disse em cima, não podemos ter o iogurte ao lume muito tempo nem deixar ferver. Quanto mais tempo está ao lume, mais liquido fica, ou seja, funciona ao contrario das natas. Eu desligo o lume logo que ele está misturado nos outros ingredientes.
  4. Com tudo pronto, foi só grelhar os bifes. Também como já disse em cima, estes bifes não devem ser passados demais para que não fiquem secos, mas também não é sushi e não pode ser comido cru. Cerca de 3 minutos de cada lado em lume forte.
  5. Retirei e servi os bifes regados com o molho.









Parece um molho muito guloso mas não é. DE facto, a polpa de tomate e o azeite têm tendência a dar este aspeto, mas é bastante leve, de gorduras e sabor!

0 Comentários