Tornedós de Lombinho de Porco com molho de Café e puré de Batata Doce




Há já algum tempo que não fazia tornedós e nem sei bem porque é que me lembrei deste prato. Estava a pensar no que havia de pôr na ementa do dia dos namorados e ...fez-se luz: tornedós!
Mas não tinha nacos de vitela em casa e queria mesmo fazer hoje. Lembrei-me então desta receita, em que o molho de café fica absolutamente fantástico com carne de porco e a junção com o bacon é perfeita.
Quanto ao puré de batata doce muito haveria para dizer, simples e rápido, textura e sabor divinos, tem a enorme vantagem de ser muito menos calórico que o de batata normal e muito mais rico em nutrientes. O melhor é ver a receita...
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 1 lombinho de porco com + ou - 500g
  • 12 fatias finas de bacon (se forem compridas podem ser só 6; estas eram curtas, por isso cada pedaço de carne levou duas)
molho de café:
  • azeite
  • 1 colher de chá de Tempero Completo Flor das Hortas (este tempero tem cebola, alho, salsa e sal; é muito prático mas caso não tenham, é só picar finamente um bocadinho cada um destes ingredientes ou apenas 1 dente de alho e 1 pé de salsa)
  • 1 colher de sobremesa de café solúvel em pó ou cevada
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1 iogurte natural
puré de batata doce:
  • 4 batatas pequenas (pesavam cerca de 400g)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 chávena de leite
  1. Comecei pelo puré. Lavei as batatas e pus a cozer com a pele em água temperada com sal.
  2. Enquanto as batatas cozeram fui arranjar a carne.
  3. Limpei algumas gorduras e cortei o lombinho em fatias de mais ou menos dois dedos de largura.
  4. Na tabua, coloquei cada pedaço, cobri com pelicula aderente e passei o rolo da massa. A intenção é fazer um medalhão.
  5. Enrolei cada medalhão com bacon e segurei com palito.
  6. Pus uma frigideira a aquecer e, quando quente, coloquei os medalhões. O lume deve estar alto para "selar" e dourar a carne. Assim que ela está bem douradinha, baixei o lume e tapei para cozinhar dentro. (também podemos por no forno) .
  7. Pus brócolos a cozer em água temperada com sal.                                                               







  8. Passei ao molho, que não demora mais que dois minutos. Num tachinho pus um fio de azeite a aquecer, acrescentei o tempero completo, o café e a mostarda. Mexi até o café se desfazer. Juntei o iogurte, mexi e desliguei o lume. Está pronto.                                                               *O importante nos molhos com iogurte, é que este só deve ser posto no fim e não deve ferver. Quanto mais tempo está ao lume mais liquido fica.


  9. Virei os medalhões para que fiquem bem cozinhados dos dois lados e fui terminar o puré. Escorri as batatas e tirei-lhes a pele. Aqueci o leite no microondas. Voltei a pôr as batatas na panela, acrescentei a manteiga e meia chávena de leite. Esmaguei e fui juntando o restante leite até ter a consistência de puré.




  10. Está tudo pronto para servir!
Servi a carne, o puré e os brócolos com um pouco de molho por cima e mais um bocadinho de molho de lado para quem quiser mais intenso.






0 Comentários