Bolo de Laranja Inteira (vegan)


Estamos no inverno, logo a fruta que predomina nos quintais são as laranjas!
 As minhas ainda estão atrasaditas, mas já se apanham algumas boas. E pronto, mais uns dias e começam a "chover" as receitas com laranja! Por enquanto ainda só dão para os sumos e para uma ou outra sobremesa como esta que é ...genial!
Queria fazer um bolo de laranja mas tenho andado a abusar dos ovos cá em casa. A mim não me fazem mal, nem aos meus filhos, mas o meu marido tem de ser contido no consumo de ovos por causa do mau colesterol. Foi então que resolvi ir procurar ás receitas vegan, que não incluem ovos, um bolo de laranja. O que eu não esperava era encontrar esta maravilha. Maravilha de sabor e maravilha porque fiz um bolo em 5 minutos e nem a laranja tive de descascar!
Confesso que estava apreensiva se iria notar-se o amargo da parte banca das laranjas, e resolvi provar a massa antes de ir ao forno. Uma verdadeira delicia. antes e depois de ir ao forno...

Vão precisar de:
  • 1 laranja inteira (não é para descascar)
  • 1 chávena de farinha de trigo (integral ou branca)
  • 3/4 de chávena de açúcar mascavado ou outro
  • 3/4 de chávena de óleo vegetal (coco ou outro)
  • 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
Ligar o forno a 180ºC.
Depois é só cortar a laranja aos bocados com a casca (retirar caroços se tiver), colocar numa picadora ou liquidificadora com os restantes ingredientes. Bater bem até ter uma massa.
Untar uma forma com óleo, farinha e açúcar (usei uma tarteira mas pode ser uma forma normal para bolos), verter a massa e levar ao forno 30 minutos até o bolo estar cozido e crocante por fora.








É difícil de acreditar mas é realmente muito bom!