Um prato simples mas cheio de sabor. Tão bom que foi para o almoço de hoje, domingo!
Apesar de ser domingo, queria fazer alguma coisa fácil e bem rápida, que me desprendesse da cozinha de manhã. A promoção das pernas de frango nos supermercados ajudou na escolha e não podia ter sido melhor. A família adorou e eu fiquei com a manhã toda para mim.Para 5 pessoas vão precisar de:
- 8 pernas de frango (contei 1 e meia por pessoa)
- 3 dentes de alho picados
- especiarias várias cerca de 1 colher de sobremesa de cada (usei tomilho, alecrim, orégãos e cominhos)
- açafrão q.b. (terei colocado aproximadamente 1 colher de sopa)
- pimentão doce q.b. (terei colocado aproximadamente 1 colher de sobremesa)
- azeite
- 1/2 cerveja ou 1/2 copo de vinho branco
- molho picante (opcional)
- Limpei bem a carne de gorduras.
*Para evitar que fique um assado gordo e guloso, eu tiro a pele à parte da coxa e deixo na perninha. Depois coloco na assadeira as coxas por baixo e as perninhas em cima, de forma a não ficar nenhuma das partes secas. É muito eficaz e os assados de pernas de frango ficam deliciosos e sem aquele excesso de gordura no molho. (ver fotos)
- Liguei o forno a 200ºC.
- Coloquei o frango limpo numa assadeira e todas as especiarias; polvilhei com o açafão e o pimentão doce. Reguei com a cerveja e um fio de azeite. Esfreguei com as minhas mãos de forma a ficar bem "besuntado". Se gostarem um pouco picante, que fica sempre bem no frango, é só colocar umas gotinhas espalhadas.
- Levei ao forno por 40 minutos (até as perninhas estarem assadas e douradinhas).
- Acompanhei com um arroz primaveril, também muito rápido de fazer, e que fica sempre bem com um assado. Escolhi legumes de cozedura muito rápida. Parti então uma cebola e pus a refogar num pouco de azeite. Quando estava macia, juntei 2 colheres de sopa de tomate em pedaços de lata, 1 cenoura partida, 1 chávena de feijão verde, 1 chávena de ervilhas, 1 lata pequena de milho e 3 flores de um pé de brócolos. Acrescentei água e deixei ferver 5 minutos. Juntei o arroz e deixei que cozinhasse.
0 Comentários